Campanha Missionária 2018

 

Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz


Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.
Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).
O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

 

 Fonte: + mais materiais - POM,  clique aqui: http://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2018/

 

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Internacional das Missões 2018 (clique aqui)

 

 

 

Setembro - Mês da BÍBLIA

Para que n’Ele nossos povos tenham vida

Sabedoria 1,1-7: "A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano"

Agosto foi mês das vocações, setembro é mês da Bíblia, outubro será mês das missões. Assim segue o Ano Litúrgico, destacando aspectos da vida e missão da Igreja e de cada um de nós como fiéis cristãos batizados. Cada um de nós tem uma vocação, por exemplo: para a vida em família, ou a sacerdotal, ou a religiosa, ou a laical. Para todos nós a Palavra de Deus é luz que ilumina os nossos passos. Todos nós devemos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo a serviço da vida. Eis aqui o resumo de agosto, setembro e outubro.

A Igreja ensina que a formação bíblica, que prioriza a escuta, o conhecimento, a meditação, a oração, a vivência e o anúncio, ou seja, a “Leitura Orante da Bíblia”, os conduz sempre mais à conversão pessoal e comunitária, à renovação bíblica pastoral, ao comprometimento missionário e à dedicação aos pobres e sofredores.

O material para mês da Bíblia 2018

Diocese de Registro recebe o novo Bispo

Dom Manuel. Foto/fonte: Vatican News

No domingo dia 19 de agosto de 2018, a Diocese de Registro recebeu o novo bispo, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC. Em uma celebração com a participação de todas as paróquias da diocese, provinciais das congregações presentes na diocese, religiosas/os e convidados ele recebeu o báculo de Dom José Luiz Bertanha, SVD. 

Dom Manuel é o terceiro bispo a assumir a diocese. O primeiro foi Dom Apparecido José Dias, SVD (Itajobi28 de dezembro de 1931 — Boa Vista29 de maio de 2004), esteve à frente da Diocese entre 1974 e 1996, e o segundo da Diocese de Roraima, de 1996 até sua morte.

O segundo foi Dom José Luiz Bertanha SVD (Cordeirópolis9 de agosto de 1942) é bispo católico (brasileiro), emérito da Diocese de Registro, a qual governou de 1998 a 2018.

Fonte/fonte: internet:  Portal da Cidade

Fonte/fonte: internet:  Portal da Cidade

Diocese de Registro foi criada a 19 de janeiro de 1974 pelo Papa Paulo VI a partir de paróquias até então sob jurisdição das dioceses de Itapeva e Santos.

A diocese abrange treze municípios do litoral paulista: Iguape, Registro, Jacupiranga, Eldorado, Itariri, Ilha Comprida, Pedro de Toledo, Juquiá, Cajati, Cananéia, Pariquera-Açu, Miracatu, Sete Barras, Barra do Turvo e Iporanga.

Dom Manoel nasceu em 21 de março de 1967 em Itapetininga, na diocese homônima do Estado de São Paulo. Completou seus estudos em Filosofia na Universidade São Francisco em São Paulo (1987-1989) e em Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (1991-1994), onde obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral (1998-2002). Frequentou também o curso de Direção Espiritual no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2006).

No dia 2 de fevereiro de 1991, fez a sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e foi ordenado sacerdote em 7 de janeiro de 1995.

Na Congregação, ocupou os seguintes cargos: reitor do Pré-Noviciado e do Seminário de Teologia, vice-mestre de Noviços; coordenador da Casa de Recuperação para toxicodependentes; vice-provincial e superior provincial por dois mandatos (2011-2017). Além disso, foi vigário paroquial e depois pároco e reitor do santuário "Sagrado Coração de Jesus" em São Paulo; pároco de São Benedito em São Paulo, de Santa Rita de Cássia em Pirassununga (diocese de Limeira) e de Nossa Senhora da Soledade em Delfim Moreira (arquidiocese de Pouso Alegre). Foi pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, na diocese de Itapetininga.

Fonte: Vatican News

Fotos da posse, Registro, 19 de agosto de 2018:

Dom Júlio Endi Akamine (Arcebispo de Sorocaba), Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, Dom José Luiz Bertanha

 

Bispos da Amazônia se pronunciam contra a intolerância aos venezuelanos

Fonte:  portal Folha

Os bispos presentes do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, reunidos no Centro de Treinamento da Maromba, em Manaus, manifestaram indignação com a intolerância manifestada contra as mulheres, homens e crianças, refugiados venezuelanos.

Em nota pública, divulgada nessa quinta-feira (23), os 58 bispos e 27 demais representantes de Prelazias e Dioceses da região, eles reconhecem “que a situação é crítica, principalmente pela ausência de uma ação integrada e eficaz das esferas municipais, estadual e federal do Estado Brasileiro, que assegure a acolhida humanitária aos refugiados”, afirmam no texto.

Assinada pelo presidente da Comissão Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, Cardeal Cláudio Hummes, a nota recorda que “os refugiados pertencem a povos da Amazônia e merecem respeito à sua dignidade e aos Direitos Humanos”

 Fonte:  POM

 Confira a nota na íntegra:          Nota pública dos Bispos da Amazônia Legal  Em PDF

Fonte: portal G1


 

 

Campanha Missionária 2018

03-10-2018 Notícias da Igreja

  Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história. Com o tema “Enviados...

Leia Mais

Em preparação do Congresso das Paróquias Verbitas 2019 (Santa Isabel - ES) - Encontro d@s Leig@s do Distrito Rondônia - Paroquia Sta. Luzia

25-09-2018 Notícias da congregação

No dia 21 de julho de 2018, aconteceu o estudo do segundo encontro de preparação para o Congresso dos Missionários do Verbo Divino em Santa Isabel – ES em 2019, na Paróquia Santa Luzia do Distrito Rondônia. Este foi realizado nos três municípios da paróquia, com o objetivo de conhecer e aprofundar a Espiritualidade Verbita e bem como o tema...

Leia Mais

Em preparação do Congresso das Paróquias Verbitas 2019 (Santa Isabel - ES) - Encontro d@s Leig@s do Distrito Sto. Amaro

24-09-2018 Notícias da congregação

Aconteceu neste sábado, 22/09/2018, o Encontro dos Leigos e Leigas Verbitas, com a participação de 30 representantes de três paróquias verbitas do Distrito de Santo Amaro (SP) da Província Brasil Centro da Congregação dos Missionários do Verbo Divino...  O Encontro, teve início às 08 horas e durou até às 12 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Miriam, na...

Leia Mais