Pleno da seiva do Mundo,
subo para o Espírito que me sorri
para além de toda conquista,
vestido com o esplendor concreto
do Universo.
E eu não saberia dizer,
perdido no mistério da Carne divina,
qual é a mais radiosa
destas duas bem-aventuranças:
ter encontrado o Verbo
para dominar a Matéria,
ou possuir a Matéria para alcançar
e submeter-me à luz de Deus.
Fazei-me, Senhor, que, para mim,
A vossa descida sobre as Espécies universais
não seja apenas amada e apreciada
como o fruto de uma especulação filosófica,
mas que ela se torne verdadeiramente
uma Presença real.

Fonte: Pierre Teilhard de Chardin. Hino do Universo. São Paulo: Paulus, 1994, p. 29.

Pierre Teilhard de Chardin /fonte: Pinterest

Pierre Teilhard de Chardin (1881-1995): Jesuíta francês, pensador da condição humana e grande místico contemporâneo. Reconhecido pela originalidade de pensamento, foi contestado filosoficamente e considerado um herege, sendo impedido pelo Vaticano de lecionar no começo da década de 1950. Sua "reabilitação" com a Santa Sé ocorreu em maio 1981, quando o cardeal Agostino Casaroli, secretário de Estado do Vaticano, enviou uma carta ao reitor do Instituto Católico de Paris enaltecendo o trabalho de Teilhard de Chardin. Seu pensamento apresentava uma visão que integrava ciência e teologia e sua principal obra, O Fenômeno Humano (1955), explica sua visão sobre a história do Universo. É autor, entre outras, de Lugar do Homem no Universo, O Meio Divino, A Minha Fé, Reflexões e Orações no Espaço-Tempo e Sobre a Felicidade.

Fontes: ihu.unisinos.br

Tempo Pascal

09-04-2018 Notícias da congregação

"Jesus, o crucificado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança. [...] toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e...

Leia Mais

Vida e Missão : Noviços

21-12-2017 Notícias da congregação

A turma do noviciado 2017 fará a  1º.  Profissão religiosa em janeiro. Os três jovens  religiosos  em 2018 vão  residir na  Comunidade  de Formação  Dom Paulo Evaristo Arns em Diadema , São Paulo.      Turma de noviços  para 2018.    

Leia Mais