Está convocado, para o dia 17 de junho deste ano, o 18º Capítulo Geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), com o tema: “’O amor de Cristo nos impele’ (2Cor 5,14): Enraizados na Palavra, comprometidos em sua missão”, que acontecerá em Roma, com a participação dos representantes da Congregação do mundo inteiro.

A ideia do do Pe. Heinz Kulüke, o Superior-Geral, é dar a continuidade às reflexões dos capítulos anteriores. “Enquanto partilhamos nossa vida e missão intercultural, nós nos perguntamos: o que mais Deus quer que façamos? E enquanto continuamos com nosso plano de ação, nós nos perguntamos: como podemos nos enriquecer ainda mais espiritualmente? De onde e como recebemos essa inspiração? Esses são alguns dos questionamentos que nos orientaram para a escolha do tema”, explica Pe. Heinz.


“O objetivo deste Capítulo é fortalecer um processo de revitalização espiritual, inclinando-nos novamente à Palavra de Deus como a fonte de nossa vida, vocação, missão e compromisso religioso missionário”, afirma o Superior-Geral. O objetivo é aprofundar a espiritualidade alimentada pelo Evangelho e pelas riquezas espirituais e culturais nos nossos povos.

No Capítulo Geral, ao lado dos confrades verbitas, serão envolvidas também as Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS – um ramo da Família Arnaldina) e Leigos. A contribuição dos últimos foi destacada já no capítulo anterior: “Em nossos ministérios ao redor do mundo, não realizamos nosso trabalho sozinhos, mas, fiéis à tradição de nosso fundador, Santo Arnaldo Janssen, envolvemos outros; compartilhamos a responsabilidade na missão com os leigos em todo o mundo. Valorizamos muito sua contribuição e nos beneficiamos de suas riquezas, sabendo que não poderíamos realizar nossa missão sem eles”. Por isso o 18º Capítulo Geral será marcado pela presença de alguns leigos que vão representar nossas missões.

Coloquemos no Coração de Deus e de todos os santos Padroeiros da Congregação todos os capitulares, para que este evento possa nos trazer um novo vento e mais entusiasmo na propagação do Verbo Divino no mundo.

 

Oração pelo 18º Capítulo Geral

 Deus Santo, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos agradecemos pelo dom da Congregação do Verbo Divino
e pela nossa vocação religiosa e missionária.
Nós Vos louvamos pelo Sagrado Coração do Vosso Filho Jesus,
fonte de misericórdia e de graça.

À medida que nós, Missionários do Verbo Divino,
nos preparamos para o décimo oitavo Capítulo Geral,
acendei nos nossos corações a chama do Vosso amor.
Ajudai-nos a renovar o compromisso
de nos mantermos enraizados na Vossa Palavra,
fonte e fundamento da nossa vida, vocação e missão.

Que o Vosso Amor, sem limites, nos impulsione
a tornar-nos discípulos missionários,
proclamadores do Vosso Reino de paz e reconciliação
em cada lugar, no meio de cada povo e para todas as culturas.
Que tudo o que fazemos,
unidos aos nossos parceiros de missão,
o façamos com verdadeiro amor assim como Vós nos tendes amado.

Maria, Mãe do Verbo Divino, intercedei por nós,
a fim de podermos seguir os vossos passos
e aprofundar o nosso compromisso com o vosso Filho.

Por intercessão de Santo Arnaldo e de São José,
das Bem-aventuradas Maria Helena e Josefa
e de todos os nossos Mártires,
rezamos que o Coração de Jesus
viva nos nossos corações e nos corações de todos os homens.
Amém.

Agosto: mês de rezar por todas as vocações na construção de uma cultura vocacional

04-08-2018 Notícias da Igreja

Tema:    “Seguir Jesus a luz da fé”  Lema: “Sei em quem acreditei” (2Tm 2,12).  A Igreja no Brasil celebra todos os anos durante o mês de agosto, o Mês Vocacional e os quatro domingos já contam com sugestões de oração, que foram elaboradas pela Pastoral Vocacional do Brasil em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano...

Leia Mais

5º Congresso Missionário Americano (CAM 5)

26-07-2018 Notícias da Igreja

“Devemos, como Igreja, ter um reconhecimento institucional da mulher por sua presença, por seu amor”  O presidente das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia e coordenador geral do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dom Eugenio Scarpellini, fez uma avaliação geral do congresso na última coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira, 13, aos jornalistas da imprensa católica que cobriram os cinco dias...

Leia Mais

Logotipo do Sínodo da Amazônia é divulgado

26-07-2018 Notícias da Igreja

Criação é do artista baiano Aurélio Fred  Durante a apresentação do Documento Preparatório do Sìnodo da Amazônia, a REPAM- Brasil, divulgou o logotipo do evento. A criação é do artista baiano Aurélio Fred, do Ateliê 15. Arte elaborada no Brasil e aprovada para uso na Amazônia    “A base para a logo é uma folha, que nos aponta para toda a biodiversidade presente na...

Leia Mais