MÉDICOS E SEUS COLABORADORES EM ZONAS DE GUERRA

Pelos médicos e pelo pessoal humanitário presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar a dos outros.

 

Foto: redemundialdeoracaodopapa.pt

Reflexão

O EXEMPLO DA GENEROSIDADE Diz um antigo ditado que “os exemplos arrastam”. Mais do que as palavras, são as ações que testemunham atitudes positivas. Neste mês, o Papa Francisco pede uma união especial a tantas pessoas que, em ambientes tão adversos e perigosos, como são os cenários de guerra, se disponibilizam para prestar auxílio às vítimas. No meio da violência e destruição, os médicos e pessoal humanitário são sinal de esperança e de humanidade. Deixam o conforto dos seus países, das suas casas e das atividades que têm, para se dedicarem aos outros, em condições de grande instabilidade. Devemos ter presente a generosidade destes voluntários, agradecendo a sua vida e exemplo e pedindo a Deus que seja sempre o seu conforto e ânimo. Estes nossos irmãos e irmãs também nos questionam sobre a nossa disponibilidade para sair de nós mesmos e ajudar os outros, mesmo que isso implique colocarmo-nos em situação de vulnerabilidade. Amar, como atitude de proximidade e encontro com o outro, especialmente o mais frágil e o que sofre, expõe-nos, desafia a gratuidade e a generosidade. Neste mês, para além de rezarmos pelos médicos e pessoal humanitário em zonas de guerra, procuremos, com estes bons exemplos, usar os nossos talentos em favor do bem e da justiça. Temos em mãos tantos dons que recebemos, pela educação, pela formação, com os recursos que fomos adquirindo. Como nos diz Jesus no Evangelho: “A quem muito se dá, muito será pedido” (Lc 12, 48). Que talentos nos chama o Senhor a pôr a render ao serviço dos outros, como cristãos e como Igreja? Unidos ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, vamos procurar, neste mês, ser bons exemplos de colocar o melhor de nós ao serviço dos que mais precisam.

 

Oração

Pai bom, contemplando o teu Filho Jesus,

sentimo-nos chamados a ser generosos,

a pôr as necessidades dos nossos irmãos

à frente do nosso conforto e segurança.

Ajuda-nos a não ser indiferentes e preguiçosos

no bem que está ao nosso alcance.

Nós te pedimos que a tua graça

seja a força dos médicos e pessoal voluntário

que servem as vítimas da guerra.

Sê o seu amparo nos momentos de desânimo e cansaço,

para que o seu exemplo seja luz no meio das trevas.

Pai-Nosso...

Desafios

- Conhecer e divulgar as instituições de médicos e pessoal humanitário que realizam a sua missão em zonas de guerra, colaborando com aquilo que for necessário.

- Promover, na própria comunidade, um momento de oração por todos os que colocam a sua vida em risco para ajudar as vítimas da guerra.

- Pessoalmente, ou em grupo, refletir sobre o modo como se podem pôr a render os talentos de formação académica e profissional em favor dos outros, em especial os mais pobres e os que sofrem.

 

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/4

Distrito Zona Leste rumo ao Congresso das Paróquias Verbitas em Santa Isabel-ES

04-04-2019 Notícias da congregação

O grupo dos Leigos e das Leigas, junto com os verbitas do Distrito Zona Leste, São Paolo, BRC, estão também fazendo suas últimas preparações rumo ao Congresso das Paróquias Verbitas em Santa Isabel-ES neste ano. O encontro aconteceu na Paróquia São Paulo Apóstolo, IV Centenário, SP. Os representantes de cada paróquia, junto com os verbitas (padres e seminaristas), se encontraram...

Leia Mais

Intenção do Papa Francisco para o mês de ABRIL de 2019

31-03-2019 Notícias da Igreja

MÉDICOS E SEUS COLABORADORES EM ZONAS DE GUERRA Pelos médicos e pelo pessoal humanitário presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar a dos outros.   Foto: redemundialdeoracaodopapa.pt Reflexão O EXEMPLO DA GENEROSIDADE Diz um antigo ditado que “os exemplos arrastam”. Mais do que as palavras, são as ações que testemunham atitudes positivas. Neste mês, o Papa Francisco pede uma união especial...

Leia Mais

Papa assina em Loreto a Carta pós-sinodal aos jovens

30-03-2019 Notícias da Igreja

Fonte: Vatican News Após celebrar a missa no Santuário de Loreto, o Papa Francisco assinou a Exortação Apostólica pós-sinodal dedicada aos jovens. O documento será publicado no próximo dia 02 de abril, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé. O Papa Francisco escolheu o Santuário de Loreto para assinar nesta segunda-feira (25/03) a Exortação Apostólica fruto do Sínodo dos Bispos para os...

Leia Mais