A IGREJA EM ÁFRICA, FERMENTO DE UNIDADE (Pela Evangelização)

Para que, através do empenho dos próprios membros, a Igreja em África seja fermento de unidade entre os povos, sinal de esperança para este continente.

Foto/Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt

Reflexão

UM SINAL DE ESPERANÇA A reconciliação é um dos maiores desafios colocados hoje à humanidade. Reconciliação consigo mesma, com Deus, com os outros, com a criação. É a porta que abre a um futuro construído em favor da paz e da unidade. O grande continente africano tem sido palco de trágicas situações de guerra que, ao longo de muitos anos, foram deixando feridas profundas nos seus povos. Neste mês de maio, o Papa Francisco faz um apelo muito especial aos cristãos de África, mobilizando também toda a Igreja na oração e proximidade com estes nossos irmãos e irmãs. A resposta do Evangelho ao mal e à destruição é o perdão, que deseja ultrapassar as feridas do passado, tendo em vista o bem de todos. As comunidades cristãs de África são chamadas, por isso, a serem as primeiras a dar passos concretos em favor da reconciliação e da paz, não apenas na aproximação e diálogo entre grupos antes divididos pela guerra, mas também com outras religiões que convivem lado a lado. As diferenças não são motivo para divisão, mas sim motivo de mútuo enriquecimento. Vamos unir a nossa oração às comunidades cristãs de África, para que sejam promovidas e desenvolvidas experiências de encontro e de reconciliação, iniciativas conjuntas que promovam o desenvolvimento dos povos africanos. Estas experiências, por pequenas que sejam, especialmente em países onde os cristãos são uma minoria, poderão ser verdadeiro fermento de unidade e de paz, capaz de mudar mentalidades e curar feridas. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Rezemos para que a Igreja em África seja este fermento e, assim, entusiasme todos a fazer um caminho aberto à esperança no futuro.

Oração

Deus de bondade,

criaste os teus filhos para que vivam unidos a Ti,

na comunhão uns com os outros.

Neste mês, pedimos-Te pelos cristãos de África,

para que se abram à tua presença

e à tua ação reconciliadora no meio das divisões deste mundo.

Que a tua graça mova os corações ao perdão e à misericórdia,

com desejo sincero de construir a paz

e alimentar a esperança no futuro,

em especial dos mais pobres e dos jovens.

Pai-Nosso...

Desafios:

- Procurar conhecer bons exemplos de reconciliação de pessoas e grupos separados pela guerra ou pela religião e divulgá-los nas próprias redes sociais.

- Procurar, no ambiente familiar, de escola e de trabalho, ser agente de paz e de reconciliação, assumindo esta tarefa como um modo de evangelização.

- Promover, na própria comunidade, um momento de oração, rezando para que Deus cure as feridas da guerra e da divisão dos povos africanos e se abram caminhos de reconciliação.

 

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/5

Paróquias em São Paulo se reúnem para estudar Sínodo para a Amazônia e programar ações concretas

16-09-2019 Notícias da congregação

Um número de 50 pessoas entre leigos e religiosos de diversas regiões e dez paroquias de São Paulo reuniu-se no Centro Cultural Missionário Santíssima Trindade em São Paulo para um estudo do instrumento de trabalho sobre o Sínodo para a Amazônia. O encontro foi convocado pela Vivat Brasil, um ramo de Vivat Internacional, que é uma rede formada por 14...

Leia Mais

Ordenação Diaconal na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema (24/08/2019)

28-08-2019 Notícias da congregação

No dia 24 de agosto de 2019, na Matriz da Paróquia verbita Santo Arnaldo Janssen em Diadema, às 19 horas começou a ordenação diaconal de três jovens verbitas: Gêverson Marcelo de Oliveira, Jwakim Ekka e Ronaldo Alves Oliveira. Eles receberam o primeiro grau da ordenação sacerdotal pela imposição das mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André-SP...

Leia Mais

Intenção do Papa Francisco para o mês de SETEMBRO de 2019

22-08-2019 Notícias da Igreja

A proteção dos oceanos (Pela Evangelização) Para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos. Reflexão CUIDAR DA NOSSA CASA - O mês de setembro inicia com a Jornada Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, instituída pelo Papa Francisco. A celebração deste dia é uma chamada de atenção a todos pela necessidade urgente...

Leia Mais