Estilo de vida dos sacerdotes (Pela Evangelização)

Pelos sacerdotes, para que, com a sobriedade e humildade da sua vida, se empenhem numa solidariedade ativa para com os mais pobres.

Reflexão

Um coração pobre de pastor O mês de junho, dedicado na tradição cristã à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, tem também como proposta aos cristãos a oração pelos sacerdotes. Neste sentido, o Papa Francisco tem como intenção um apelo à sobriedade e humildade da sua vida, concretizando-se na proximidade com os pobres. Nesta intenção, vemos dois movimentos: um para a vida pessoal dos sacerdotes, num convite a uma vida simples e despojada, à semelhança de Jesus; e outro voltado para fora, para os mais pobres, trabalhando ativamente com eles. Sabemos que não se pode desligar o que se passa no nosso coração daquilo que fazemos. E, neste mês, é pedido aos sacerdotes um maior testemunho de Cristo pobre, que Se faz próximo dos pobres. Devemos agradecer tantos exemplos de sacerdotes, verdadeiros pastores à semelhança do Bom Pastor, que vivem abnegadamente a sua vocação e serviço às comunidades que lhes são confiadas. Tantos bons sacerdotes que, nas suas comunidades, realizam obras admiráveis de apoio aos mais necessitados! Damo-nos conta destas atitudes e apoiamos os sacerdotes nas suas missões? Mas também é verdade que, como pessoas humanas sujeitas à contradição, encontramos exemplos de sacerdotes que não mostram uma coerência externa com a pobreza pedida aos discípulos de Jesus. Peçamos ao Senhor, neste mês, para que a relação pessoal com Cristo transforme os sacerdotes em exemplos vivos do Evangelho. E não nos esqueçamos de nos unirmos em oração a eles e estarmos disponíveis para colaborar na exigência da sua vocação, tantas vezes vivida em solidão e dificuldade.

Oração

Senhor Jesus, Bom Pastor,

Tu chamas os sacerdotes a serem no mundo e na Igreja sinais da tua presença,

da tua caridade e do teu perdão.

Nós Te pedimos que os sacerdotes se sintam apoiados pela nossa amizade e oração.

Que cada sacerdote se sinta cada vez

mais apaixonado por Ti e pelo teu estilo de vida,

pobre e ao serviço dos mais pequenos.

Ajuda os sacerdotes que vivem em maiores dificuldades

e que o seu coração seja cada vez mais semelhante ao teu Coração.

Pai-Nosso...

Desafios

- Estar disponível para, junto do pároco ou do sacerdote responsável pela comunidade, prestar o apoio necessário à sua ação, sobretudo nas obras sociais que dinamiza.

- Na própria comunidade, promover um encontro de reflexão e formação sobre as exigências que hoje são postas ao ministério sacerdotal, com testemunhos de sacerdotes.

- Promover, na comunidade, um momento de oração centrado no Coração de Jesus, motivando os presentes a entusiasmar-se com o seguimento de Jesus, pobre e humilde.

 

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/6

 

Ordenação Diaconal dos Jovens Verbitas (24/08/2019)

19-08-2019 Notícias da congregação

TRÍDUO PREPARATÓRIO DA ORDENAÇÃO DIACONAL (21-23 de agosto de 2019) Local: Matriz, às 19:30 horas 1º Dia (21/08) - Tema: "Chamados a servir e viver em Comunidade" - Celebrante: Pe. George Fernandes, SVD 2º Dia (22/08) - Tema: "Família, santuário de vida e geradora de vocações à serviço do Reino de Deus" - Celebrante: Pe. Aguinaldo Barbosa, SVD 3º Dia (23/08) - Tema: "Ministério...

Leia Mais

Retiro espiritual dos Leigos e Leigas Verbitas em Vista Alegre do Alto - SP (04/08/2019)

12-08-2019 Notícias da congregação

     Aconteceu no dia 04 de agosto de 2019, em Vista Alegre do Alto, diocese de Jaboticabal, SP, o retiro espiritual para um grupo de Leigas e Leigos da região, com a presença de cerca de cinquenta pessoas. O retiro foi organizado pelo Pe. Clemens Naben, SVD - responsável pela animação missionária da província BRC – e também pelas Madrinhas...

Leia Mais

Assembleia dos Formadores da Zona Panam - Equador/Quito (17-24/07/2019)

31-07-2019 Notícias da congregação

Nos dias 17-24 de julho, em Quito no Equador, aconteceu a Assembleia dos Formadores da Zona Panam. O tema principal da assembleia era: UMA VISÃO SISTEMÁTICA E RELACIONAL DA FORMAÇÃO MISSIONÁRIA. Participaram um total de 22 formadores de várias etapas da formação na Zona Panam (Duas Américas). O Brasil foi representado por 11 formadores, quatro da Província Brasil Centro (BRC)...

Leia Mais