Pentecostes

Após 32 dias de mobilização, índios do Xingu conseguiram nesta sexta-feira (7/10), a troca no comando do Distrito de Saúde Especial Indígena (Dsei) de Canarana (MT)

Grupo de mulheres indígenas durante a ocupação do Dsei

Foto/fonte: Reprodução ISA

Cerca de 400 pessoas, representando as 16 etnias do Parque Indígena do Xingu, ocuparam pacificamente ao longo do mês de setembro e outubro a sede do Dsei Xingu para reivindicar a saída imediata do então coordenador Otercindo Francisco da Silva. Desde que tomou posse em março deste ano, Otercindo, indicado ao cargo pelo deputado federal Valtenir Pereira (PMDB-MT), recebe crítica dos indígenas por conta da má gestão de recursos e falta de diálogo com a qual coordenava o Dsei. Yefucá Kawaiwete, funcionário da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Canarana denuncia sistematicamente a falta de remédios e equipamentos médicos nas aldeias e na cidade, ainda que tenha recurso disponível. “Por isso fomos obrigados a nos mobilizar. A gestão estava fracassada, faltava atenção para as necessidades dos indígenas. Fechamos o Dsei para que as autoridades prestassem atenção na nossa reivindicação”, conta Yefucá.

Valtenir Pereira ao lado dos organizadores do movimento,Yefucá e Mairawe Kawaiwete


Foto/fonte: Reprodução ISA

Os protestos na sede do Dsei começaram no dia 5 de setembro. Os indígenas se revezaram ao longo das últimas semanas na ocupação, que variava entre 200 e 400 pessoas. Os cerca de 30 funcionários da sede permaneciam na unidade, sem permissão para trabalhar durante o dia, e ao final da tarde podiam retornar para suas residências. Mesmo com a exoneração de Otercindo no dia 16 de setembro e a indicação do nome de Alessandra Santos Abreu, então secretária municipal de saúde de Canarana, para a coordenação do Dsei Xingu, os indígenas afirmaram que só sairiam com a publicação da nomeação no Diário Oficial da União, que aconteceu no (7/10).

Alessandra Santos Abreu, nova coordenadora do Dsei (de blusa e calça jeans no centro da foto), dança com os indígenas


Foto/fonte: Reprodução ISA

Os indígenas vão comemorar a posse de Alessandra na sede do Dsei e esperam que a nova gestão seja feita em conjunto com as comunidades do Xingu. “Vamos entregar a chave do prédio para a Alessandra. Ela vai tomar posse com a presença de todos e, a partir da semana que vem, vamos construir uma nova gestão transparente e com a participação dos indígenas”, comemora Yefucá.

Ocupação do Dsei durou 32 dias


Foto/fonte: Reprodução ISA

O Dsei Xingu atende as 90 aldeias no Parque Indígena do Xingu, território onde vivem mais de seis mil indígenas de 16 povos. “É assim que se faz a democracia, demos uma aula pros políticos. Conquistamos o que é nosso direito por meio da nossa união", ensina Yefucá. "Essa é uma conquista de todos os povos do Xingu!”.


Fonte: www.socioambiental.org

Assista ao vídeo da ocupação feito pelo videomaker indígena Kamikiá Kisêdjê

 

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais