Vai acontecer o Encontro de Avaliação e Planejamento do Laicato Verbita - 29/09/2019

Os delegados que no mês de julho deste ano foram ao Congresso do Laicato Verbita em Santa Isabel no Espírito Santo, encontram-se no próximo dia 29 de setembro na Paroquia São Marcos Evangelista no Parque São Rafael em São Paulo. O encontro tem como finalidade avaliar e planejar a caminhada em 2019 na Província.  Toda a atenção está voltada para a *Carta de Intenções construída por todos e todas como resolução do Congresso. Nela estão as prioridades e as linhas de ação para todas as paroquias do Verbo Divino no Brasil, que são em torno de 79 paróquias nas três Províncias (BRC, BRN, BRS) e na Região Amazônica (BRA).

O encontro foi preparado com muito carinho por uma equipe de leigas/os liderada pelo Pe. João Batista, Provincial BRC.

Que os nossos Santos Arnaldo Janssen e José Freinademetz cubram de bênçãos a todos os Participantes bem como a Paroquia São Marcos Evangelista que será a anfitriã!

Paróquias em São Paulo se reúnem para estudar Sínodo para a Amazônia e programar ações concretas

Um número de 50 pessoas entre leigos e religiosos de diversas regiões e dez paroquias de São Paulo reuniu-se no Centro Cultural Missionário Santíssima Trindade em São Paulo para um estudo do instrumento de trabalho sobre o Sínodo para a Amazônia. O encontro foi convocado pela Vivat Brasil, um ramo de Vivat Internacional, que é uma rede formada por 14 congregações religiosas e tem objetivo promover o trabalho em rede entre seus membros e especialmente a colaboração com as Nações Unidas na busca de objetivos comuns, entre eles distribuir informação visando maior consciência dos membros; recolher a experiência e pontos de vista dos membros na base e levá-los à atenção de outros, especialmente das Nações Unidas e realizar o contato e trabalho em rede e colaboração com outras agências e ONGs. Entre as questões temáticas tratadas por VIVAT Internacional esta o desenvolvimento sustentável e ecologia, tema relacionado ao sínodo.

A coordenadora provincial das Missionarias Servas do Espírito Santo, da coordenação de Vivat Brasil e uma das grandes incentivadoras, Ir. Maria Percila Vieira acolheu os participantes e explicou que, durante encontro realizado em 21 de agosto, os membros de VIVAT Brasil julgaram importante provocar “uma maior consciência nas comunidades do sudeste e sul do pais em relação a este importante evento convocado pelo papa Francisco que envolve a igreja nos nove países sul-americanos, mas deve também ser assumido por nós que estamos mais ao sul”. O missiólogo padre Fernando Doren, da congregação do Verbo Divino e a cientista da religião Nilda de Assis Candido, iluminaram uma parte do encontro com a síntese de alguns capítulos do documento. Estiveram presentes os padres Verbitas Petrus Seran Klau, Fernando Doren, Agnaldo Barbosa e Clemente Naben. Outros 2 padres e duas religiosas também participaram do encontro.

Além do estudo do instrumento de trabalho o grupo se ocupou em assistir vídeos que ajudassem a compreender a complexidade do tema, entre eles, o último da produtora Verbo Filmes, que tem por título “Sínodo para a Amazônia” e ja se encontra disponível no YouTube. Um dos organizadores do encontro, o missionário Verbita P. Arlindo Pereira Dias explicou que os participantes

“desejam encontrar formas de estar em comunhão com os membros do sínodo em Roma e apoiar concretamente esta iniciativa importante e vital que está relacionada com o cuidado da casa comum que Deus nos entregou com tanto carinho. Outro objetivo é sensibilizar as comunidades católicas de S. Paulo para este tema que, embora tenha sido presença constante nas campanhas da fraternidade desde 1979, ainda necessita ser compreendido melhor e pede um maior envolvimento e apoio das Igrejas que não vivem territorialmente no Amazonas. Necessitamos ajudar as comunidades a compreenderem as profundas motivações e preocupações em termos de evangelização e uma ecologia integral que levaram o Papa Francisco a convocar este sínodo. Queremos gerar ações concretas e, ao mesmo tempo, dar prosseguimento a este caminho depois da realização do sínodo”, concluiu P. Arlindo.

Ir. Ana Elidia Neves, SSpS, também da coordenação, no final do encontro, salientou a importância da participação das paroquias e explicou que o grupo saiu do encontro bastante entusiasmado em levar as propostas às comunidades e convidá-las entrar em sintonia com o espírito proposto pelo Sínodo.

Entre as atividades propostas pelos representantes das paroquias foram levantadas as seguintes sugestões:

  • utilizar as motivações para o Mês Missionário Extraordinário (MME) e o Sínodo para a Amazônia para chamar a atenção em relação ao cuidado da vida e da criação;
  • aproveitar o espaço antes das missas ou celebrações dominicais para a exibição de vídeos curtos sobre o tema; chamar as comunidades a estar em clima de oração durante o sínodo por meio de grupos de rua, momentos de oração, cantos e simbologia litúrgica adequada.

Além disso foi salientada a possibilidade de trabalhar a mesma temática nos diversos encontros e atividades da paróquia, escola ou instituições onde estamos presentes ao longo do mês de outubro. Instalar cartazes e banners com a temática do Sínodo nas comunidades ou instituição durante o mês missionário pode dar maior visibilidade e atenção ao tema. Salientou-se a importância de celebrar o cuidado com os pobres a partir da canonização da irmã Dulce no dia 13 de outubro. Sugeriu-se também que a oração do mês missionário e do Sínodo da Amazônia sejam incluídas nas celebrações e encontros dos diversos grupos pastorais.

O encontro contou também com a participação da irmã Imaculada, uma indígena da região do Rio Negro e de etnia tucana. Imaculada migrou com a família para Manaus aos 13 anos e se integrou ao movimento indígena naquela cidade. Há dois anos ela veio para estudos em São Paulo e atua no movimento de moradia. Imaculada falou da importância do sínodo e deu o seu testemunho a respeito da importante contribuição dos povos indígenas na preservação da floresta.

Pe. Arlindo Pereira Dias, SVD

Ordenação Diaconal na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema (24/08/2019)

No dia 24 de agosto de 2019, na Matriz da Paróquia verbita Santo Arnaldo Janssen em Diadema, às 19 horas começou a ordenação diaconal de três jovens verbitas: Gêverson Marcelo de Oliveira, Jwakim Ekka e Ronaldo Alves Oliveira. Eles receberam o primeiro grau da ordenação sacerdotal pela imposição das mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André-SP, diocese da qual a paróquia Santo Arnaldo Janssen faz parte.

"A todos a quem eu te enviar, irás." (Jr 1,7a) foi o lema escolhido pelos neo-diáconos para sublinhar o caráter e missão do diaconato. O momento da ordenação foi preparado pelo tríduo que aconteceu na mesma paróquia nos três dias antes da ordenação.

A celebração contou com a presença de vários verbitas que representaram três províncias do Brasil: Centro, Norte e Sul, como também amigos e fieis de várias paróquias verbitas de São Paulo: N. Sra. Aparecida - Jd. Miriam, N. Sra. de Fátima - Vila das Belezas, Divino Espírito Santo - Pq. Regina, São Paulo Apóstolo - IV Centenário, São Marcos Evangelista - Pq. Rafael, e Leigos representando o Distrito de Rondônia. Toda celebração aconteceu num clima de muita fraternidade, oração e alegria. Após a parte litúrgica teve o coquetel para todos os presentes, e uma longa sessão de fotos. Nosso gratidão à Paróquia Santo Arnaldo Janssen, com o Pe. George Fernandes, como pároco, e aos padres Cido e Adalberto, que trabalham na paróquia, pela acolhida e preparação, junto do seu rebanho, essa festa tão linda. Que nossos santos Padroeiros, Arnaldo Janssen e José Freinademetz, intercedam por nossos novos diáconos, pelas paróquias e famílias.

M.S.

Ordenação Diaconal dos Jovens Verbitas (24/08/2019)

TRÍDUO PREPARATÓRIO DA ORDENAÇÃO DIACONAL (21-23 de agosto de 2019)

Local: Matriz, às 19:30 horas

1º Dia (21/08) - Tema: "Chamados a servir e viver em Comunidade" - Celebrante: Pe. George Fernandes, SVD

2º Dia (22/08) - Tema: "Família, santuário de vida e geradora de vocações à serviço do Reino de Deus" - Celebrante: Pe. Aguinaldo Barbosa, SVD

3º Dia (23/08) - Tema: "Ministério diaconal e o ardor missionário: 'a todos a quem eu te enviar, irás'. (Jr 1,7)" - Celebrante: Pe. Thaddeus Obuya, SVD

Dia Mundial do Migrante - Papa Francisco convida para rezar com ele

25-09-2019 Notícias da Igreja

Foto/fonte: www.oclarim.com.mo No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro.  * Por Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano No Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez um convite a todos os fiéis:  No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia...

Leia Mais

A Verbo Filmes divulgou o documentário sobre o processo do Sínodo para a Amazônia

23-09-2019 Notícias da Igreja

Foto/fonte: Internet A Verbo Filmes divulgou no último fim de semana o documentário “Sínodo para a Amazônia – convocação, processos e expectativas”, sobre a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco para o período de 6 a 27 de outubro próximo. Em entrevista ao Portal da CNBB, o padre Cireneu Kuhn, missionário da Congregação do Verbo Divino que...

Leia Mais

Vai acontecer o Encontro de Avaliação e Planejamento do Laicato Verbita - 29/09/2019

23-09-2019 Notícias da congregação

Os delegados que no mês de julho deste ano foram ao Congresso do Laicato Verbita em Santa Isabel no Espírito Santo, encontram-se no próximo dia 29 de setembro na Paroquia São Marcos Evangelista no Parque São Rafael em São Paulo. O encontro tem como finalidade avaliar e planejar a caminhada em 2019 na Província.  Toda a atenção está voltada para...

Leia Mais