Encontro Vocacional em São Paulo (01-02/12/2018)

Aconteceu na casa São José Freinademetz, nos dias 1 e 2 de dezembro, o segundo encontro vocacional. Oito jovens confirmaram a presença, no entanto, apenas dois (Gustavo, da paróquia São Paulo Apóstolo e André, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), ambos da cidade de São Paulo puderam comparecer. Alguns imprevistos aconteceram e por isso, seis jovens não conseguiram chegar.

 O encontro foi muito proveitoso. Houve uma maior convivência com os confrades, tempo de conhecimentos e esclarecimentos acerca da Congregação. No primeiro dia, tivemos uma roda de conversa com Irmão Nelson, que durou duas horas. O segundo dia iniciou com um momento de oração conduzido por Irmão Paulinho e em seguida assistimos um vídeo sobre o carisma e a internacionalidade da nossa Congregação. Foi lido e refletido sobre dois textos bíblicos que fundamentaram a discussão acerca da opção de vida e sobre o chamado. Nosso provincial, padre João Batista esteve presente e compartilhou a sua experiencia missionária com os jovens.  Participaram na missa com a comunidade e encerrando o encontro com o almoço. 

Os jovens gostaram muito da acolhida e da convivência com a comunidade. Agradeço à comunidade São José Freinandemetz e ao reitor, Padre Joy pela acolhida calorosa e fraterna aos nossos jovens vocacionados. Deus abençoe todos pela generosidade e desempenho para atrair boas vocações à nossa Congregação.

Com carinho,

Padre Didi Mateus

50 anos da Paróquia São Marcos Evangelista no Pq. Rafael - Zona Leste

A MISSÃO DO VERBO DIVINO - Há 50 anos, Paróquia verbita é presença missionária na Zona Leste - Por Fernado Geronazzo:

 A  história da Paróquia São Marcos se confunde com a do bairro, que começou a ser povoado no início dos anos 1960. A Paróquia São Marcos Evangelista, no Parque São Rafael, na zona Leste de São Paulo, estava em festa no domingo, 11, em virtude da comemoração dos seus 50 anos de criação. A matriz paroquial ficou lotada para a missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que na ocasião conferiu o sacramento da Crisma a 52 jovens e adultos.

 Desde dezembro de 2017, a Paróquia tem se preparado para o jubileu de ouro com uma programação marcada por celebrações nas suas sete comunidades, encontros formativos e visitas domiciliares com o objetivo de tornar a presença da Igreja mais conhecida no bairro.

Leia mais:50 anos da Paróquia São Marcos Evangelista no Pq. Rafael - Zona Leste

Encerrmento do Ano do Laicato na Paróquia N. Sra. da Penha em Alta Floresta D'Oeste - RO

Neste domingo, no dia 25 de novembro de 2018, dia do encerramento do Ano Nacional do Laicato, aconteceu na Paróquia verbita de Nossa Senhora da Penha em Alta floresta D'Oeste - RO, um encontrão a nível paroquial, com a presença de um público aproximado de mil pessoas. Foi um encontrão muito animado. Começou pela manhã com a acolhida dos 14 setores da paróquia, em seguida teve apresentações de músicas, paródias e poesias feitas pelos setores, com temas sobre o laicato. No intervalo de cada apresentação os animadores falavam um testo do documento da Igreja referente ao ano. Ao terminar as apresentações pela manhã padre Edson Castro SVD falou sobre o tema do ano: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O almoço foi partilhado; todas as comunidades trouxeram a comida. Tudo foi muito bom...

À tarde, a partir das 14 horas, houve a Celebração Eucarística. Nela aconteceu o envio das irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, que estão deixando a paróquia.

 

 

 

LEIGOS E LEIGAS VERBITAS DE SÃO PAULO RUMO AO CONGRESSO 2019

Marcando o Ano do Laicato de 2018, que está terminando e ampliando a sua preparação para o Congresso dos Leigos e Leigas das paróquias Verbitas em 2019 em Santa Isabel - ES, os leigos de varios paróquias no estado de São Paulo encontraram-se na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas na Zona Sul de São Paulo, para um dia de reflexão. O Ano do Laicato está terminando, mas o espírito desse ano tem que continuar no âmbito pastoral e também dentro da sociedade. Como membro da paróquia verbita, os leigos e leigas são incentivados para continuar fazer a diferença como “luz do mundo e sal da terra”. Além disso, esse encontro foi desenhado para animar ainda mais os leigos das paróquias verbitas para continuar se preparando rumo ao congresso d@s Leig@s Verbitas que acontecerá no mês de julho de 2019.

Leia mais:LEIGOS E LEIGAS VERBITAS DE SÃO PAULO RUMO AO CONGRESSO 2019

Pastoral da Mobilidade Humana

07-12-2018 Notícias do Mundo

Fotos/Fonte: tveast.dk "Multidões cansadas e abatidas: gente sem raiz, sem pátria e sem destino, com o futuro incerto e inseguro. Multidões que erram pelas estradas do êxodo, do deserto, do exílio e da diáspora. Não como o Povo de Israel no Antigo Testamento, que ao menos nutria-se na travessia com o sonho da Terra Prometida; tampouco como as primeiras comunidades cristãs, que no caminho podiam-se...

Leia Mais

Papa Francisco: "Eu sou assim livre diante de Deus?"

06-12-2018 Notícias da Igreja

Comentando sobre o menino argentino que tomou a cena na Audiência Geral. O menino tem sete anos tem autismo e não fala. A espontaneidade e curiosidade do menino que quis verificar se o guarda suíço - estava vivo, e após a comprovação a sua vivacidade em circular espontaneamente  conquistou o Papa que fez um belo comentário espontâneo.    Fotos: vaticannews.va/pt https://youtu.be/qXEoCXYsnPg

Leia Mais

Em 2019 um mês extraordinário para a missão

06-12-2018 Notícias da Igreja

Por Pe. Fabrizio Meronni*  O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as...

Leia Mais