Carnaval Diferente para Aprofundar a CF 2017

Fotos: Kristiano Naben , svd

O grupo de jovens, JUMAC (Juventude Mensageira do Amor de Cristo), da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, Manicoré, Amazonas, realizou o Carnaval Diferente, nos dias 25 fevereiro a 1 de março. O evento foi numa comunidade do interior da Paróquia, na comunidade de São José de Cumã, Capanã Grande. O objetivo deste evento era aprofundar a Campanha Fraternidade de 2017 cujo tema é: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação”. Foram mais de 60 jovens das comunidades do interior que participaram este evento.

Irmã Maria do Socorro da congregação Irmãs Franciscanas de São José ajudou os jovens nesses dias de carnaval. Os jovens chegaram desde Sábado dia 25 de fevereiro e fizeram uma apresentação para conhecer uns aos outros. Eles se dividiram em dois grupos para a realização dos trabalhos durante este carnaval diferente. No dia seguinte, Irmã Socorro iniciou com o tema da Campanha Fraternidade de 2017 junto com os jovens.

“Os jovens vieram com intenção de aprofundar o tema da campanha fraternidade deste ano. Eles participaram bem. O encontro foi bem animado e muito dinâmico. Eles firmaram alguns compromissos sobre a campanha da fraternidade para aplicar e praticar nas próprias comunidades como: não jogar lixo nos rios, coletar os lixos que forem encontrados nos rios e, sobretudo, trabalhar e explorar um aspecto do meio ambiente, como água, lixo orgânico, pesca e planta árvores,” disse ela.

Além disso, segundo Irmã Socorro, os jovens pretendem trabalhar na conscientização do povo na comunidade no intuito de resgatar a cultura da região amazônica, como devoções populares, lendas, danças, costumes e comida típica.

Na Segunda-feira, dia 27 de fevereiro, os jovens fizeram uma noite cultural. Eles apresentaram poesia, música e danças. E no dia de carnaval, os dois grupos prepararam as fantasias e as músicas para o desfile de carnaval. A música foi escrita seguindo o tema da campanha fraternidade. O desfile foi na noite deste dia de carnaval.

O carnaval diferente é uma das atividades do Grupo JUMAC, realizada todos os anos, este é 17º carnaval diferente. O coordenador de JUMAC, João Batista, disse que o JUMAC já tem 30 anos de caminhada, formando e evangelizando os jovens das comunidades do interior.

“Chamamos o carnaval diferente porque aproveitamos esse período para aprofundar a Campanha Fraternidade. É uma brincadeira muito produtiva em que nos alegramos e nos divertimos como no carnaval comum, mas que assumimos um compromisso coletivo, porém não tem bebida alcoólica, droga ou bagunça. Mostramos nossa identidade como um jovem da Igreja Católica,” disse ele.

O encerramento deste evento foi no dia 1 de março junto com a missa de quarta-feira de cinzas presidida pelo Padre Kristiano Naben,svd, que convidou os jovens para praticar e aplicar o que eles aprenderam durante os dias de carnaval diferente e assumir os compromissos da campanha fraternidade.

 

Por Kristiano Naben , svd

Tempo Pascal

09-04-2018 Notícias da congregação

"Jesus, o crucificado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança. [...] toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e...

Leia Mais

Vida e Missão : Noviços

21-12-2017 Notícias da congregação

A turma do noviciado 2017 fará a  1º.  Profissão religiosa em janeiro. Os três jovens  religiosos  em 2018 vão  residir na  Comunidade  de Formação  Dom Paulo Evaristo Arns em Diadema , São Paulo.      Turma de noviços  para 2018.    

Leia Mais