A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudia a nomeação do ruralista Osmar Serraglio como Ministro da Justiça a qual caracteriza mais um golpe contra os direitos dos povos indígenas, uma manifestação explícita da vontade do governo ilegítimo de Michel Temer e de sua base aliada de consumar o processo de regressão e supressão dos direitos humanos fundamentais, direitos originários e permanentes desses povos consagrados pela Constituição Federal de 1988.

Eis a nota:

 Osmar Serraglio foi um dos mais atuantes da bancada ruralista e da turma de deputados declaradamente racistas da região sul do país, postuladores e ferrenhos defensores da PEC 215/00, contra a qual os povos indígenas se mobilizaram bravamente nos últimos 05 anos. Presidiu em 2016 a Comissão de Constituição e Justiça quando aconteceu a cassação do mandato de Eduardo Cunha, porém sempre foi membro da tropa de choque deste ex-parlamentar, defendeu abertamente o desembarque do PMDBdo anterior governo e votou a favor da abertura do impeachment que culminou com o golpe parlamentar, midiático e empresarial que hoje arremete rotineiramente contra os direitos indígenas.

 Escolhido como parte da demanda da bancada do PMDB, Serraglio é dos que querem a mudança nos procedimentos de demarcação das terras indígenas, a revisão das demarcações concluídas e a consolidação da tese do marco temporal, em suma, dos que defendem o fim da demarcação das terras indígenas. E ainda, dos que usam os pequenos agricultores para camuflar os interesses do agronegócio e incitar práticas de ódio, racismo e violência contra os povos indígenas nos territórios.

Sabendo que é reconhecido publicamente como um dos principais inimigos dos povos indígenas, Serraglio teve ainda o descaro de enviar convites para a sua posse a várias lideranças indígenas, afrontando mais uma vez especialmente aquelas que mais tem combativo o seu mandato e atuação.

 Com um ministro da Justiça desse tipo, aos povos indígenas só resta continuar lutando inclusive à custa da própria vida na defesa de seus direitos constitucionais, principalmente territoriais.

Pelo direito de viver!

 Brasília – DF, 07 de março de 2017.

 Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB

Distrito Zona Leste rumo ao Congresso das Paróquias Verbitas em Santa Isabel-ES

04-04-2019 Notícias da congregação

O grupo dos Leigos e das Leigas, junto com os verbitas do Distrito Zona Leste, São Paolo, BRC, estão também fazendo suas últimas preparações rumo ao Congresso das Paróquias Verbitas em Santa Isabel-ES neste ano. O encontro aconteceu na Paróquia São Paulo Apóstolo, IV Centenário, SP. Os representantes de cada paróquia, junto com os verbitas (padres e seminaristas), se encontraram...

Leia Mais

Intenção do Papa Francisco para o mês de ABRIL de 2019

31-03-2019 Notícias da Igreja

MÉDICOS E SEUS COLABORADORES EM ZONAS DE GUERRA Pelos médicos e pelo pessoal humanitário presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar a dos outros.   Foto: redemundialdeoracaodopapa.pt Reflexão O EXEMPLO DA GENEROSIDADE Diz um antigo ditado que “os exemplos arrastam”. Mais do que as palavras, são as ações que testemunham atitudes positivas. Neste mês, o Papa Francisco pede uma união especial...

Leia Mais

Papa assina em Loreto a Carta pós-sinodal aos jovens

30-03-2019 Notícias da Igreja

Fonte: Vatican News Após celebrar a missa no Santuário de Loreto, o Papa Francisco assinou a Exortação Apostólica pós-sinodal dedicada aos jovens. O documento será publicado no próximo dia 02 de abril, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé. O Papa Francisco escolheu o Santuário de Loreto para assinar nesta segunda-feira (25/03) a Exortação Apostólica fruto do Sínodo dos Bispos para os...

Leia Mais