Foto/Fonte: Fecebook Cúria SVD - Papa Francisco com Superior Geral - Pe. Heinz Kuluke, SVD

Papa: confiança, anúncio e fraternidade para ser missionário.

Uma audiência especial com o Papa é sempre há sido um dos aspectos más destacados do Capítulo General da Sociedade do Verbo Divino. Para o XVIII Capítulo general a expectativa era grande. A audiência aconteceu

No dia 22 de junho no salão do Papa Clemente VIII no Vaticano às 13 horas.

Apesar de ter uma agenda pesada, com múltiplas audiências neste dia, o Papa Francisco entrou na sala com una sorriso brilhante para encontrar-se com os capitulares que estavam igualmente entusiasmados para vê-lo.

Depois de uma breve apresentação do Superior General Pe. Heinz Kuluke, SVD, o Papa Francisco fez o seu pronunciamento em espanhol desenvolvendo o tema do capitulo.

Ao recordar aos membros da Congregação sobre a natureza missionária da frase paulina, que foi selecionada para o tema do Capítulo, o Papa Francisco fez três exortações com três pontos concisos. Confiança na Divina Providencia. Primeiro, o Papa Francisco fez um chamado aos Missionários do Verbo Divino a renovar sua confiança na Providência Divina, através dos atos diários de oração e celebração dos sacramentos. Ademais, esta confiança se reflete na coragem para tomar riscos, pondo a confiança no poder do Espírito Santo.

Confiança

Com base neste tema, Francisco propôs uma reflexão sobre três palavras: confiança, anúncio e fraternidade.

Na vida de cristãos e consagrados, afirmou o Papa, é essencial saber abandonar-se nas mãos de Deus.

Não deixemos que entre nós haja medo e fechamento e nem mesmo sejamos nós a colocar obstáculos e empecilhos à ação do Espírito”, disse Francisco, encorajando os verbitas a renovarem a confiança no Senhor e a sair sem temor para anunciar a alegria do Evangelho”.

Anúncio

Sobre a segunda palavra, anúncio, o Papa recordou que no coração dos verbitas devem arder como fogo as palavras de São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”.

“Este foi o empenho de tantos missionários e missionárias que os precederam, este é o testemunho que lhes deixaram e o desafio que os aguarda. O mandato missionário não conhece nem confins, nem culturas, porque todo o mundo é terra de missão. A vida do missionário é desordenada. Tem somente uma segurança: a oração.”

Fraternidade

A terceira palavra proposta por Francisco é fraternidade. “Quanto é belo ver uma comunidade que caminha unida e onde os seus membros se amam; esta é a maior evangelização.” Unidos, acrescentou o Papa, será possível enfrentar todas as dificuldades e a tarefa de sair para encontrar os irmãos excluídos da sociedade. “Também ali vocês são convidados a realizar o espírito das bem-aventuranças através das obras de misericórdia: ouvindo e respondendo ao clamor de quem pede pão e justiça; levando paz e promoção integral a quem busca uma vida mais digna; consolando e oferecendo motivos de esperança às tristezas e aos sofrimentos de tantos homens e mulheres do nosso tempo... Que esta seja a bússola que guia seus passos de irmãos missionários”, disse Francisco, que antes de concluir pediu que os verbitas não esqueçam de dois pontos. O primeiro diz respeito às raízes, que sejam arraigados às origens para que possam crescer. O segundo parece "lúgubre", mas não é: cemitérios. "Pensem nos cemitérios de regiões distantes, na Ásia, na África, na Amazônia...quantos de vocês estão ali e na lápide se lê que morreram jovens, porque se lançaram, deram a vida."

O Santo Padre recordou ainda que a SVD sobre seu carisma de proclamar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem importar com o lugar, o tempo, a cultura. Os Missionários do Verbo Divino, disse o Papa, necessitam usar todos os meios disponíveis para enfrentar o desafio de proclamar a Palavra àqueles que ainda não conhecem a Cristo. Ao final os capitulares cumprimentaram o Papa.

Nos dias seguintes o Capitulo segue os seus trabalhos num clima de fraternidade e descontração.


Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019

05-03-2019 Notícias da Igreja

Quaresma 2019: converter-nos para fazer da criação um jardim, não um deserto A criação clama pela conversão dos filhos de Deus, escreve o Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma 2019. Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano O tema da criação inspirou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019. O texto foi divulgado esta terça-feira (26/02) na Sala de Imprensa...

Leia Mais

Jubileu de 50 anos da Paróquia verbita N. Sra. de Fátima - Vila das Belezas (São Paulo)

28-02-2019 Notícias da congregação

No dia 24/02/2019 foi celebrada a missa para agradecer, louvar e bendizer a Deus pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila da Belezas em São Paulo. A Igreja é formada por todos nós e pelas comunidades que a compõem: Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, São Roque, Santa Rita de Cássia e São João...

Leia Mais

Jubileu de 50 anos da Paróquia verbita N. Sra. Aparecida - Jd. Miriam (São Paulo)

28-02-2019 Notícias da congregação

50 ANOS DE CAMINHADA COM A PROTEÇÃO DA MÃE APARECIDA A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, fundada em 24 de fevereiro de 1969, completou 50 anos de caminhada. Em 1986 chegaram os missionários da Congregação do Verbo Divino para trabalhar junto ao povo do bairro. São mais de 30 anos trabalhando nesta Paróquia. Atualmente a Paróquia tem sete comunidades (Com. Sto. Antonio, Com...

Leia Mais