Suzano, 20-29 de Agosto de 2018

“A formação religiosa deve levar a uma fé convicta, que vive o Evangelho e é sinal da atuação de Cristo em nosso tempo.”  (Const. 503)

Inspirados nas nossas constituições e no programa de formação e acompanhamento dos Néo-missionários da SVD planejou-se e realizou-se mais um encontro de Néo-missionários da Subzona Brasil. Este encontro acontece a cada dois anos. O local do encontro é escolhido por rodízio nas Províncias e Região. Este ano aconteceu na província BRC, na casa de retiros Nazaré, em Suzano – SP. Participaram do encontro 33 Néos, entre irmãos e padres de várias nacionalidades. Sendo: 11 da BRA; 07 da BRN; 07 da BRS e 08 da BRC.

A estrutura do encontro (escolha do local, contatos com os provinciais, convites dos assessores, escolha dos temas, programação etc.), ficou sob responsabilidade do coordenador dos Néos da subzona, Pe. Ademar Lino que contou com a ajuda do Pe. Aparecido Luiz. Houve um positivo envolvimento de outros confrades tanto no transporte dos Néos na chegada quanto na partida. Vários confrades e os provinciais Pe. João Batista, Pe. Carlos Vieira e Pe. Ronaldo Lobo marcaram presença durante os nove dias do encontro, visitando o local do encontro.  O Pe. Aguinaldo esteve presente todos os dias do encontro.

A programação do encontro foi definida de acordo com as avaliações dos encontros anteriores e de acordo com a necessidade de inculturação e superação dos desafios encontrados nos primeiros cinco anos de votos perpétuos e ordenação. Assim, tivemos como temas: 1. História da SVD no Brasil, com o Pe. João Batista Oliveira, svd; 2. Aspectos psicológicos da Espiritualidade cristã e humana, com o Pe. Edenio Valle, svd; 3. As áreas das Dimensões da svd numa aplicação pastoral, com o Pe. Omir Cícero Oliveira, svd; 4. Experiências leigas / Atuação dos Leigos verbitas / Desafios, ano do laicato, com Liz, Nelson Thisky e Luiz Catapan; 6. Inculturalidade. Desafios hoje, com Carmem Lussi; 7. Questões administrativas em uma paróquia, com o Dr. Donato; 8. Introdução à missiologia, com o Pe. Djalma da Silva, svd. Ainda fez parte da programação do encontro: a participação dos Néos no diaconato dos confrades Dinailton e Augustinho Mevor, na paróquia São Marcos Evangelista e o passeio em Campos do Jordão. A avaliação de todo o encontro será enviada em breve para todas as Províncias e Região Amazônica. Agradecemos o apoio de todos os confrades que contribuíram para este rico momento de formação e entrosamento dos nossos 33 Néos missionários. Momentos que com certeza ficarão marcados na lembrança de cada participante.

Boa missão a todos!

Papa sai em defesa de família cigana atacada por receber ajuda

17-05-2019 Notícias da Igreja

Fotos/fonte: Vatican News Tensões em Roma foram criadas após família cigana receber residência social. Casal com 12 filhos é ameaçado por neofacistas e xenófobos. O Papa Francisco declarou nesta quinta-feira "sofrer" pelas tensões e ameaças contra uma família cigana da Bósnia que acaba de obter uma moradia social em Roma. Depois de esperar mais de dois anos, mudando-se de acampamento para acampamento...

Leia Mais

11º Encontro Nacional Fé e Política

17-05-2019 Notícias da Igreja

     O 11º Encontro Nacional de Fé e Política abrirá uma ampla reflexão sobre a conjuntura nacional, continental e planetária. Ela nos ajudará a manter de pé nossa busca permanente por uma nova sociedade, tendo o Bem-Viver como farol de nossa ação concreta! Em parceria com o Serviço de Assistência Rural – SAR – da Arquidiocese de Natal, o Movimento Nacional Fé...

Leia Mais

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

17-05-2019 Notícias do Mundo

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Foi criado por ocasião da Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.  O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Leia Mais