Perceber o chamado de Deus e entender sua missão em uma paróquia verbita, se tornou compromisso dos leigos e leigas vocacionais de nosso distrito SVD do Vale do Ribeira. Com o intuito de orientar estes agentes, indicados pelos respectivos párocos das paróquias do distrito (Iguape, Ilha Comprida e Juquiá), o Noviciado organizou no último dia 16 (de setembro), na casa paroquial de Iguape-SP uma manhã formativa chamada de “Conversa Vocacional”, que reuniu 6 leigos das 3 paróquias, para tratar sobre implementação de Pastoral Vocacional verbita em cada uma de nossas paróquias e comunidades.

Depois da acolhida e café, iniciamos o encontro com a oração e dinâmica de apresentação. Em um primeiro momento, foram reproduzidos alguns filmes da Verbo Filmes, levando nossos convidados a um melhor conhecimento de nossa congregação, a saber: “Origem e carisma”; “No mundo, no Brasil”; “Internacionalidade”; “Processo formativo” e “O irmão verbita”.

Num segundo momento, exibimos em slides a meta do encontro. Como primeira ideia, definimos que uma Pastoral Vocacional Verbita tem como objetivo geral: “suscitar uma cultura vocacional (cultura do chamado) em nossas paróquias, despertando para as mais variadas vocações, sobretudo às sacerdotais e religiosas. Como objetivos específicos, foi apresentado:

1º) “Vocacionalizar” nossas pastorais e movimentos, de tal modo que as vocações sejam preocupação de toda a paróquia e das comunidades;

2º) Conscientizar da importância da “ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES”. Conduzir nossas comunidades, pastorais e movimentos a diversas atividades, por exemplo: oração pelas vocações nas missas e cultos das comunidades, missas vocacionais, horas santas vocacionais, encontros vocacionais paroquiais para jovens, reflexão vocacional nos encontros de preparação para os sacramentos, terços vocacionais (ou ao menos uma dezena do Terço); cantos vocacionais, gincanas vocacionais, divulgação de folhetos, livros e cartazes vocacionais, parceria com as PASCOMs paroquiais, entre outras iniciativas.

3º) Fortalecer a identidade e o vínculo do Promotor Vocacional e dos seminários verbitas com nossas paróquias.

Este nosso projeto é algo inteiramente novo, conforme compromisso assumido como desafio, em Reunião de Distrito no dia 05 de junho em nosso noviciado. Acreditamos que, aos poucos, esta nova realidade pastoral em nossas paróquias possa envolver todos num só e em um bonito trabalho: párocos, comunidades, agentes pastorais, religiosos e leigos consagrados, diversas pastorais e também as PASCOMs paroquiais.

O encontro terminou com o almoço preparado pelo Apostolado da Oração de Iguape, e no qual também fizeram parte Pe. Freddy e Pe. Omir.

NOVICIADO SVD

APRESENTAÇÃO DA "CONVERSA VOCACIONAL" em PowerPoint

 

Mais uma Missão da Juventude Verbita para acontecer

17-06-2019 Notícias da congregação

Está pronta para acontecer logo mais uma Missão da Juventude Verbita, a 5ª edição. Será realizada nos próximos dias 29-30 de junho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas. Vão participar os jovens de várias paróquias verbitas da capital e do interior, onde o Verbo Divino tem suas paróquias. O tema dessa edição será: "TAMBÉM SOU TEU POVO...

Leia Mais

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape 2019 (28/07-06/08)

17-06-2019 Notícias da congregação

Esta se aproximando mais uma festa do Senhor Bom Jesus de Iguape. E aqui lhe apresentamos a PROGRAMAÇÃO  Novena e da Festa deste ano.

Leia Mais

Workshop da VIVAT Brasil em São Paulo

17-06-2019 Notícias da congregação

Nos dias 29-30 de maio de 2019, no Convento das Irmãs Servas do Espírito Santo (SSpS), em São Paulo aconteceu encontro da Vivat Brasil que abrange várias congregações religiosas, engajadas na luta pela justiça social. A Província Brasil Centro foi representada pelos padres: Arlindo, João Batista (provincial), Omir (tradutor) e irmãos: Domingo e Jairo (Jupic). Mensagem Final do Workshop da VIVAT Brasil: Nós...

Leia Mais