Nos dias 03 a 05 de junho 2019, na Casa Nazaré em Suzano, aconteceu o encontro da Formação Permanente que contou com a presença de vários verbitas, que trabalham nas paróquias e outras áreas e dimensões, com também com a presença de dois representantes de Leigos e Leigas das paróquias verbitas da Província Brasil Centro, da capital e do estado de São Paulo.

O orientador da Formação Permanente era o Pe. Arlindo Pereira Dias, SVD, que por vários anos era conselheiro geral da Congregação, e que participou do último Capítulo Geral no ano passado, onde contamos com a presença dos Leigos e Leigas representando quatro Zonas da Congregação.

A Formação Permanente teve como seu objetivo principal imediata preparação para o Congresso dos Leigos e Leigas Verbitas em Santa Isabel – ES no próximo mês de julho, onde os mesmos Leigos e Leigos vão apresentar nossa Província Brasil Centro. No Congresso vão participar verbitas, Leigos e Leigas das três Províncias – Sul, Centro e Norte, e Região Amazônica.

Pe. Arlindo apresentou aos participantes alguns cenários existentes da Igreja. Foi refletido também o Documento 107 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade”. Apresentou também a partilha dos Leigos e Leigas que participaram do Capítulo Geral no ano passado. Depois, foi tocado também o assunto do Laicato nos Documentos da SVD e no próprio Documento do Capítulo. As reflexões foram finalizadas com a escuta dos apelos que nasceram do encontro.

O Encontro foi celebrado num clima de partilha e esperança, durante as discussões, partilhas, confraternização e celebrações. Tudo terminou na quarta feira com uma declaração dos Leigos e Leigas como Colaboradores e Parceiros do Verbo Divino, e com um envio realizado pelo provincial Pe. João Batista de Oliveira.

Dirigimos agora o nosso olhar aos nossos Santos Padroeiros, para que o Congresso que vai acontecer daqui quase um mês traga muitos frutos bom e muito ânimo para nossa caminhada.

M.S.

 

Intenção do Papa Francisco para o mês de JULHO de 2019

27-06-2019 Notícias da Igreja

Integridade da justiça (Pela Evangelização) Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra. Reflexão INTEGRIDADE DA JUSTIÇA - Neste mês de julho, o Papa Francisco faz um desafio a todos os cristãos, através da sua Rede Mundial de Oração, sobre um tema que, para a maioria...

Leia Mais

Visita Missionária na Paróquia Santa Rita de Cássia em Vista Alegre do Alto

27-06-2019 Notícias da congregação

Entre os dias 20 e 21 de junho de 2019, os verbitas: Frt. Iverson Vasconcelos e Frt. Welton Sabino, visitaram a Paróquia de Santa Rita de Cássia, na cidade de Vista Alegre do Alto - SP, diocese de Jaboticabal, em nome da Animação Missionária, que está na responsabilidade do Pe. Clemens Naben, SVD. O padre está visitando, no período, as...

Leia Mais

Mais uma Missão da Juventude Verbita para acontecer

17-06-2019 Notícias da congregação

Está pronta para acontecer logo mais uma Missão da Juventude Verbita, a 5ª edição. Será realizada nos próximos dias 29-30 de junho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas. Vão participar os jovens de várias paróquias verbitas da capital e do interior, onde o Verbo Divino tem suas paróquias. O tema dessa edição será: "TAMBÉM SOU TEU POVO...

Leia Mais