Nos dias 29-30 de maio de 2019, no Convento das Irmãs Servas do Espírito Santo (SSpS), em São Paulo aconteceu encontro da Vivat Brasil que abrange várias congregações religiosas, engajadas na luta pela justiça social. A Província Brasil Centro foi representada pelos padres: Arlindo, João Batista (provincial), Omir (tradutor) e irmãos: Domingo e Jairo (Jupic).

Mensagem Final do Workshop da VIVAT Brasil:

Nós, representantes das Congregações Religiosas membros de VIVAT Internacional: Sociedade do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo, Congregação do Espírito Santo, Irmãs Missionárias do Espírito Santo, Missionários Combonianos, Missionárias Combonianas, Irmãzinhas da Assunção, Irmãs da Santa Cruz e Missionárias Scalabrinianas, estivemos reunidos no Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, em Santo Amaro, São Paulo, nos dias 27 a 30 de maio. O workshop contou com a presença da equipe executiva da VIVAT Internacional / Nova York: Padre Robert Mirsel, SVD e Irmã Helen Saldanha, SSpS e teve como objetivo a rearticulação da VIVAT no Brasil e a retomada dos trabalhos em conjunto.

A ONG VIVAT permite a nossas congregações religiosas consolidar o compromisso evangélico por Justiça, Paz e Integridade da Criação, organizando-nos para uma maior incidência no âmbito das Nações Unidas, na defesa e promoção dos direitos das comunidades que acompanhamos. Neste sentido, refletimos temas relacionados às prioridades da VIVAT: Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz. Fizemos memória da caminhada da VIVAT no Brasil e das atividades das congregações presentes; análise da conjuntura nacional; partilha da atuação da equipe da VIVAT Internacional junto à ONU e aspectos práticos da organização em nível de Brasil.

Estas reflexões, realizadas num clima de muita partilha e de comunhão, nos ajudaram a elaborar um plano de ação e a designar uma equipe de articulação para VIVAT Brasil. Para garantir uma presença mais profética e eficaz, decidimos dar os passos necessários para nos tornarmos uma entidade legalmente reconhecida no Brasil como filial da VIVAT International. Também vamos divulgar os compromissos assumidos e envolver nossos irmãos e irmãs, em nossas congregações, bem como os leigos e leigas que atuam conosco.

Nossa presença num mundo profundamente injusto e desigual desperta em nós a indignação e a solidariedade que, enraizadas na fonte da espiritualidade, suscita em nós o empenho e um compromisso maior com o trabalho em rede da VIVAT em busca da superação das forças que destroem a vida. Nestes dias de encontro, marcou-nos, em particular, a memória das numerosas vítimas em Manaus, mortas em consequência de um sistema carcerário desumano, e das vidas ceifadas pelos crimes socioambientais da mineração, especialmente em Brumadinho e Mariana.

Comprometidos com a realidade do povo brasileiro, assumimos como prioridades o Desenvolvimento Sustentável (com foco no agronegócio e mineração) e a Cultura da Paz (com ênfase na migração e na proteção das comunidades e lideranças ameaçadas, em particular povos indígenas e populações tradicionais). Também optamos por uma ação imediata da VIVAT Brasil na defesa do Estatuto do Desarmamento e no acompanhamento e apoio aos compromissos que nascerão do Sínodo para a Amazônia, reafirmando o protagonismo dos povos amazônicos, em busca de novos caminhos para a Igreja e a Ecologia Integral.

Concluímos o workshop fortalecidos na esperança e profundamente comprometidos em contribuir para uma vida melhor para o nosso povo, confiantes que as prioridades assumidas possam ser respostas às necessidades dos grupos mais sofridos.

VIVAT Brasil

São Paulo, 30 de maio de 2019

Ir. Jairo Godinho, SVD (Jupic)

Visite nosso site da VIVAT Internacional: http://vivatinternational.org/

 

Paróquias em São Paulo se reúnem para estudar Sínodo para a Amazônia e programar ações concretas

16-09-2019 Notícias da congregação

Um número de 50 pessoas entre leigos e religiosos de diversas regiões e dez paroquias de São Paulo reuniu-se no Centro Cultural Missionário Santíssima Trindade em São Paulo para um estudo do instrumento de trabalho sobre o Sínodo para a Amazônia. O encontro foi convocado pela Vivat Brasil, um ramo de Vivat Internacional, que é uma rede formada por 14...

Leia Mais

Ordenação Diaconal na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema (24/08/2019)

28-08-2019 Notícias da congregação

No dia 24 de agosto de 2019, na Matriz da Paróquia verbita Santo Arnaldo Janssen em Diadema, às 19 horas começou a ordenação diaconal de três jovens verbitas: Gêverson Marcelo de Oliveira, Jwakim Ekka e Ronaldo Alves Oliveira. Eles receberam o primeiro grau da ordenação sacerdotal pela imposição das mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André-SP...

Leia Mais

Intenção do Papa Francisco para o mês de SETEMBRO de 2019

22-08-2019 Notícias da Igreja

A proteção dos oceanos (Pela Evangelização) Para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos. Reflexão CUIDAR DA NOSSA CASA - O mês de setembro inicia com a Jornada Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, instituída pelo Papa Francisco. A celebração deste dia é uma chamada de atenção a todos pela necessidade urgente...

Leia Mais