Pentecostes

 

No dia 13 de outubro, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o ex-primeiro-ministro de Portugal, Antônio Guterres, como o próximo secretário-geral da entidade. Ele sucede a Ban Ki-moon, que termina o mandato em 31 de dezembro próximo. Guterres, de 67 anos, foi chefe de governo português de 1995 a 2002. De junho de 2005 a dezembro de 2015, foi membro do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). A escolha de Guterres para um alto cargo diplomático mundial encheu de alegria e orgulho a comunidade paroquial de Prior Velho (foto), em Quinta de Molho, nos arredores de Lisboa.

O verbita padre Valentim Gonçalves, ex-pároco de Prior Velho, recorda o gesto inesperado e bastante incomum do então ex-primeiro-ministro para oferecer serviços voluntários na região. Padre Valentim também se lembra de quando conheceu Guterres no momento em que este era secretário-geral do Partido Socialista. Acompanhado do missionário, ele visitou os bairros pobres em que o missionário trabalhava. Depois de alguns anos, um amigo perguntou ao Pe. Valentim se estaria disposto a aceitar alguém que acabasse de deixar o gabinete de governo para fazer algum serviço voluntário. Mas o religioso não imaginava que era o próprio ex-primeiro-ministro Guterres a pessoa que se oferecia ao serviço na comunidade.

Duas vezes por semana, o ex-dirigente se juntava a um grupo de professores voluntários para ensinar Matemática a estudantes africanos de língua portuguesa. Os jovens abrigados na paróquia verbita se preparavam para conquistar uma vaga na universidade.

Os alunos ficaram impressionados ao notar a presença discreta, simples e carinhosa do novo professor. A participação constante nas comunidades paroquiais e na Casa de Cultura criou um laço de amizade com uma figura importante que desejava ser tratada como qualquer outra pessoa. O político também sempre foi claro em sua posição de não ser destaque na imprensa.

Nem o padre Valentim nem os então futuros estudantes de diferentes universidades poderiam imaginar que o dedicado professor de Matemática em seu bairro pobre um dia chegaria a se transformar em um instrumento muito importante para dirigir o destino do mundo como secretário-geral da ONU. Em seu discurso de aceitação do cargo de novo secretário-geral da ONU, Guterres destacou que aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis, particularmente os refugiados e os que estão em áreas de conflito, e a igualdade de gênero seguiriam sendo as prioridades para ele durante seu mandato.

O povo de Prior Velho e o Pe. Valentim têm convicção de que aquele homem, marcado por atos discretos de caridade e de boa-vontade para estender a mão, verdadeiramente cumprirá suas palavras. Eles concordam com as palavras de Ban Ki-moon: “Ele é uma maravilhosa opção para dirigir esta Organização dentro dos avanços que obtivemos na última década, enquanto enfrentamos a insegurança e a incerteza do mundo de hoje”.

“Sua atitude esteve de acordo com sua personalidade, alguém sensível aos outros e aos problemas sociais. Sua missão como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados e agora como secretário-geral se encaixa perfeitamente em seu perfil de alguém profundamente sensível com a humanidade”, afirma Padre Valentim (foto), recordando os tempos em que trabalhava com Guterres.

Fonte: Arnoldus Nota - Tradução e edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques - Fotos: Ministério das Relações Exteriores da Holanda (principal), Província SVD de Portugal.

 

 

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais