Pentecostes

Desafios missionários para um jovem Religioso Irmão SVD

Ir. Alfonso Berger, Ir. Olavo, Ir. Jairo,Ir. Walter.

Reunidos em Belo Horizonte entre os dias 13-15 de novembro de 2016 para o encontro semestral – Subzona Brasil, nós os Irmãos junioristas: Ir. Jairo Godinho e Ir. Olavo da Província BRC, Ir.Walter Zarza da Província BRN, também presente Ir. Jorge Amarilla responsável pelo acompanhamento formativo dos Irmãos na Subzona. A assessoria e organização do encontro ficaram a cargo do Ir. Alfonso Berger, svd que atualmente trabalha em Aracaju uma nova área de missão verbita.

O momento de formação enfatizou a reflexão e o estudo dos "Desafios missionários para um jovem Irmão SVD" e "Valores a cultivar na formação inicial do Irmão SVD". Os pontos centrais do encontro foram às preocupações advindas das reflexões de temas pertinentes a missão verbita, entre eles a interculturalidade e o diálogo profético. A partir destes e outros temas mais específicos como: profissão perpetua primeiro destino missionário, relações psicoativas e espiritualidade trinitária.

Houve momentos de aprofundamento e partilhas de experiências vivenciadas pelos Irmãos: Ir. Jairo esteve dois anos nos Estados Unidos – Província de Chicago, onde fez uma experiência transcultural (PFT) e aprendizado da língua inglesa, estagiou na VIVAT Organização não governamental de defesa dos direitos humanos ligada a Congregação do Verbo Divino e Servas do Espirito Santo e outras dez Congregações, com sede em Nova York a VIVAT tem representação na ONU.

O Irmão Olavo fez a experiência transcultural na Zâmbia, além do aprendizado da língua inglesa esteve em áreas de missão convivendo e aprendendo com as varias etnias do país. Desenvolveu atividades com crianças e jovens em escolas ligadas a missão verbita e a outras congregações.

O Irmão Walter Zarza é paraguaio e está estudando Ciências Sociais na PUC de Belo Horizonte.

Comunidade – Casa Provincial.

Destacam-se os momentos de espiritualidade e confraternização bem como de integração entre os Irmãos presentes, outro destaque foi a nossa convivência com a comunidade do provincialado BRN que nos acolheu para esta experiência.

Que o Deus Uno e Trino continue nos abençoando e motivando a sermos testemunhos a partir da nossa vocação específica dentro da Congregação e também para a sociedade.

Ir. Jairo Godinho, svd.

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais