Desafios missionários para um jovem Religioso Irmão SVD

Ir. Alfonso Berger, Ir. Olavo, Ir. Jairo,Ir. Walter.

Reunidos em Belo Horizonte entre os dias 13-15 de novembro de 2016 para o encontro semestral – Subzona Brasil, nós os Irmãos junioristas: Ir. Jairo Godinho e Ir. Olavo da Província BRC, Ir.Walter Zarza da Província BRN, também presente Ir. Jorge Amarilla responsável pelo acompanhamento formativo dos Irmãos na Subzona. A assessoria e organização do encontro ficaram a cargo do Ir. Alfonso Berger, svd que atualmente trabalha em Aracaju uma nova área de missão verbita.

O momento de formação enfatizou a reflexão e o estudo dos "Desafios missionários para um jovem Irmão SVD" e "Valores a cultivar na formação inicial do Irmão SVD". Os pontos centrais do encontro foram às preocupações advindas das reflexões de temas pertinentes a missão verbita, entre eles a interculturalidade e o diálogo profético. A partir destes e outros temas mais específicos como: profissão perpetua primeiro destino missionário, relações psicoativas e espiritualidade trinitária.

Houve momentos de aprofundamento e partilhas de experiências vivenciadas pelos Irmãos: Ir. Jairo esteve dois anos nos Estados Unidos – Província de Chicago, onde fez uma experiência transcultural (PFT) e aprendizado da língua inglesa, estagiou na VIVAT Organização não governamental de defesa dos direitos humanos ligada a Congregação do Verbo Divino e Servas do Espirito Santo e outras dez Congregações, com sede em Nova York a VIVAT tem representação na ONU.

O Irmão Olavo fez a experiência transcultural na Zâmbia, além do aprendizado da língua inglesa esteve em áreas de missão convivendo e aprendendo com as varias etnias do país. Desenvolveu atividades com crianças e jovens em escolas ligadas a missão verbita e a outras congregações.

O Irmão Walter Zarza é paraguaio e está estudando Ciências Sociais na PUC de Belo Horizonte.

Comunidade – Casa Provincial.

Destacam-se os momentos de espiritualidade e confraternização bem como de integração entre os Irmãos presentes, outro destaque foi a nossa convivência com a comunidade do provincialado BRN que nos acolheu para esta experiência.

Que o Deus Uno e Trino continue nos abençoando e motivando a sermos testemunhos a partir da nossa vocação específica dentro da Congregação e também para a sociedade.

Ir. Jairo Godinho, svd.

Tempo Pascal

09-04-2018 Notícias da congregação

"Jesus, o crucificado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança. [...] toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e...

Leia Mais

Vida e Missão : Noviços

21-12-2017 Notícias da congregação

A turma do noviciado 2017 fará a  1º.  Profissão religiosa em janeiro. Os três jovens  religiosos  em 2018 vão  residir na  Comunidade  de Formação  Dom Paulo Evaristo Arns em Diadema , São Paulo.      Turma de noviços  para 2018.    

Leia Mais