Pentecostes

Às 20h40min deste domingo, 18 de dezembro, faleceu o verbita Irmão Alcides Leopoldo Félix. Ele estava internado em Juiz de Fora-MG, cidade na qual trabalhou por décadas. O religioso tinha 82 anos de idade e estava na Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD) desde 1949.

Vida religiosa

O missionário nasceu no dia 3 de setembro de 1934, na cidade de Ubá-MG. Ingressou na SVD em maio de 1949, em Santo Amaro, São Paulo-SP. Professou os primeiros votos em 1952 e os votos perpétuos em 2 de fevereiro de 1958. Na SVD, Irmão Alcides desempenhou várias funções, entre elas a de orientador educacional e diretor do Colégio Academia, em Juiz de Fora, e das Faculdades Arnaldo Janssen, em Belo Horizonte-MG. Ele também foi diretor dos Irmãos, conselheiro provincial e reitor das casas verbitas de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Em 1959, Ir. Alcides colaborou no Jornal do Dia, da Arquidiocese de Porto Alegre-RS. Em Ponta Grossa-PR, atuou na secretaria do seminário e cursou Contabilidade. Em Araraquara-SP, trabalhou no Colégio Duque de Caxias, instituição da qual também foi diretor. Graduou-se em Administração em Ribeirão Preto-SP e, anos mais tarde, especializou-se em Gestão Acadêmica e Universitária. Em junho de 1979, foi transferido oficialmente da Província Brasil Centro (São Paulo) para a Província Brasil Norte (hoje sediada em Belo Horizonte). Participou de formações em Nemi (Itália) e, desde 2013, morava na Comunidade Verbo Divino, em Juiz de Fora-MG.

Vocação

Irmão Alcides atribuía sua fé à herança religiosa católica que recebeu dos familiares e dos moradores da comunidade rural onde morava, chamada Carlos Peixoto Filho, no Município mineiro de Ubá, sua terra natal. Conheceu os verbitas em Volta Redonda-RJ, cidade para onde a família se mudou quando ele ainda era pré-adolescente.

“Numa noite, quando lia o jornal Lar Católico para minha mãe - castigo que me era aplicado após alguma arte menos grave -, fixei-me numa propaganda vocacional em busca de irmãos missionários do Verbo Divino. Interessante é que esse anúncio vinha semanalmente no jornal e nunca tinha atraído minha atenção”, relatou.

Entusiasmado com a trajetória vocacional que havia escolhido, costumava dar conselhos serenos aos jovens formandos que buscavam discernimento sobre o caminho a seguir na Congregação. Quase sempre, propunha aos candidatos a possibilidade de serem missionários irmãos. Ele também lamentava que a Igreja não divulgava bem a respeito dessa forma de vida religiosa.

“Estou aqui, na caminhada que Deus planejou para mim, e eu, modestamente, aderi assumindo a vocação que discerni ser a minha, a de irmão religioso missionário da Congregação do Verbo Divino. Sempre me senti muito amado e feliz, realizado como pessoa e ser humano na caminhada desta vocação especial como irmão, que Deus reservou para mim”, confessou.

Agradecemos a Deus pela presença e dedicação do Irmão Alcides, a sua vida dedicada a educação foi testemunha do Evangelho e de serviço a Missão que lhe foi confiada.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Anselmo Ribeiro, SVD

Fotos: Acervo SVD BRN

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais