O Centro Familiar Casa Nazaré é uma instituição Católica Apostólica Romana, regido pela Congregação Missionários do Verbo Divino, que tem por missão proporcionar um espaço de encontro e formação de pessoas em busca de um contato consigo mesmo, com a comunidade e com Deus.

No Centro Familiar da Casa Nazaré você vislumbra paisagens naturais maravilhosas que incluem árvores, flores e pássaros. Além disso, o espaço contém uma infruestrutura completa, com sala ideais para reuniões de grupos, espaços para reflexões pessoais, capela, gruta, acomodações, cozinha e refeitórios equipados, espaço de lazer, churrasqueira entre outros.

Todo este espaço é totalmente estruturado para proporcionar às pessoas uma experiência preciosa com Deus e com a natureza.

História

O fundador de Casa Nazaré, Pe. Wilhelm Hopp – SVD, mais conhecido como Pe. Guilherme , nasceu na Alemanha, de uma fervorosa família católica, no dia 02.01.1914. Em 1927 ingressou no Seminário do Verbo Divino na Holanda, e recebeu a ordenação sacerdotal no dia 16.06.1940.

Pe. Guilherme trabalhou durante 12 anos no Japão, onde percebeu a necessidade de uma profunda vivência cristã, conversão e santificação das famílias. E com essa finalidade, juntamente com uma pequena equipe de colaboradoras, consagraram-se ao Divino Espírito Santo, a fim de trabalharem mais intensamente junto às famílias.
Nessa época, o Padre Provincial da Congregação do Verbo Divino convida o Pe. Guilherme para trabalhar com os imigrantes japoneses aqui do Brasil. Chegou no Brasil no dia 30.07.1961.
Em 1962 vem estabelecer-se em Suzano, e com a chegada das colaboradoras vindas do Japão, iniciam o trabalho missionário.
Fundou o Centro Familiar de Casa Nazaré, que teve o seu registro em 25 de setembro de 1965, onde celebramos hoje os seus 50 anos.
Visitavam as famílias de Suzano, Guarulhos, Guararema, Jacareí, colônias rurais de Mogi das Cruzes e São José dos Campos, onde eram celebradas missas, aulas de catequese, preparação ao casamento e retiros. As colaboradoras recebiam formação religiosa. A casa para abrigar a comunidade foi construída em forma de uma pomba, símbolo do Espírito Santo. Pe. Guilherme tinha grande devoção ao Espírito Santo. Em maio de 1969 ficou pronta a construção da ala direita, para onde se mudou a comunidade.

Em agosto de 1970 a capela foi concluída. Em dezembro de 1971 a ala esquerda foi concluída. Em 1971, a pedido de famílias japonesas de Suzano, fundam a Escola Jardim de Infância “Anjo da Guarda” – Tenshi-Yochien, para educação infantil, e através das crianças, trabalham com as famílias.

Em abril de 1980 foi aprovado o Regulamento das “Irmãs de Casa Nazaré” pelo Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Emílio Pignoli. Em 1982 constrói a casa de retiro para cursos de formação cristã para noivos, casais e também como local de descanso para as mães. No dia 02 de agosto de 1985 o Pe. Guilherme encontra-se atendendo núcleos de São José dos Campos, quando sentiu-se mal e a noite ocorreu o seu falecimento. Foi sepultado no Cemitério Getsemani – São Paulo.

Em dezembro de 2003, após a formatura do ano letivo de 2003, encerrou-se a Escola Jardim de Infância Anjo da Guarda – Tenshi-Yochien e o imóvel foi entregue para a Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes, através de Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem. Desde o ano de 2004, a Casa Nazaré está sob a responsabilidade da Congregação do Verbo Divino, que vem cuidando de tudo, consertos, reformas e todos os melhoramentos que hoje desfrutamos. Em 14 de maio de 2013 a congregação assume juridicamente o Centro Familiar de Casa Nazaré, com sua nova diretoria e novo regulamento.

Contatos 

Telefone: (11) 4746-2714 / Celular: (11) 94229-0503
Endereço: Estrada do Viaduto, 3655 - Fazenda Aya - CEP 08650-245 - Suzano - SP
Site: http://casanazaresuzano.blogspot.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Imprimir