O Centro Bíblico Verbo está a serviço do povo de Deus desenvolvendo uma leitura exegética comunitária, ecumênica e popular dos textos bíblicos desde 1987, oferecendo diversos cursos na área de Bíblia. Entre os nossos objetivos estão:

 Realizar um estudo acadêmico e pastoral, comprometido com as causas populares, fornecendo elementos para as pessoas interessadas em se apropriar do método histórico-crítico e sociológico, tornando-as autônomas no trabalho com o texto bíblico.

  • Estudar a Bíblia a partir da vida, "para ouvir o mesmo Deus que falou ontem falar hoje".
  • Capacitar e especializar pessoas para atuarem como assessoras/es nas escolas, comunidades e movimentos populares.

Nossos cursos são dirigidos para diversos públicos:

  •  Leigas e leigos, religiosas/os, agentes de pastoral e demais pessoas que estejam interessadas em aprofundar o estudo dos textos bíblicos.
  • Candidatas/os que possuem um diploma de curso superior e desejam obter o título de pós-graduado de especialista.

 

Produções

LIVRO e DVD:

Defesa da Família: Casa e Terra Entendendo o Livro de Miqueias (2016)
"Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito e a justiça? Vocês são gente que devora a crane do meu povo e arranca suas peles" (Mq 3,1-3). "O que Javé exige de você: praticar o direito, amara a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus" (Mq 6,8). Pisando no chão sagrado da comunidade do profeta Miqueias e da tradição que se formou ao seu redor, encontramos um grupo profético que defende a justiça, o direito e a misericórdia. Que o estudo e a reflexão a partir do livro de Miqueias nos inspire na construção do Reino da Vida: " Toda a humanidade, como uma família com a casa comum, deve respirar junto com a terra, a mãe planeta".

 

Permanecei No Meu Amor Para Dar Muitos Frutos (15,8-9) Entendendo o Evangelho de João (2015)
Por viver o projeto de Jesus, a comunidade de João viveu uma situação de constante conflito. Além dos conflitos internos, enfrentou forte oposição dos judeus fariseus e do Império Romano: "O mundo odeia e persegue vocês" (Jo 15,18-16,4). Esse desafio fez a comunidade fortalecer, ainda mais, o laço de amor e solidariedade entre as pessoas: "Amem-se uns aos outrso, assim como eu amei vocês" (Jo 15,12).Permanecei no meu amor para dar muitos frutos é um convite para retomar "caminho, a verdade e a vida" de Jesus. Que a vivência da comunidade joanina seja para nós um espelho na vivência do projeto de Jesus e nos ajude a criar espaços para que o Verbo se faça carne entre nós!

 

Deus Conosco: O Messias da Justiça e da Misericórdia Entendendo o Evangelho de Mateus (2014) 
As comunidades de Mateus reconhecem e experimenta Jesus "vivo" em seu meio: Jesus é o Emanuel, Deus conosco! Ele não é um messias poderoso, triunfalista e ritualista, mas é um messias servo com a prática do amor, da misericórdia e da justiça: "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,35-36). Que a leitura e a reflexão do evangelho de Mateus possam provocar em nós e em nossas comunidades um novo entusiasmo em nosso seguimento a Jesus.

 

Caminho Aberto Para O Próximo: Entendendo o Evangelho de Lucas (2013)
O evangelho de Lucas foi escrito para pessoas e comunidades localizadas em cidades grandes, com a presença de ricos e pobres. Havia fome de pão, justiça, liberdade e fraternidade. Esse evangelho insiste na misericórdia e na solidariedade com as pessoas excluídas e à margem da sociedade, apresentando a prática de Jesus, que revela o rosto de um Deus amoroso e fraterno. Ainda destaca a necessidade da oração e da conversão permanente, pois a salvação acontece no hoje da história para as pessoas que se abrem aos seus semelhantes. Caminho aberto para o próximo é um convite para retomar o projeto da partilha e da solidariedade com os pobres, os preferidos de Deus: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres" (Lc 4,18).

 

No Caminho de Jesus: Entendendo o Evangelho de Marcos (2012)
"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8,34). A comunidade de Marcos reforça o ensinamento de que o messianismo de Jesus passa pela cruz porque ele assumiu a causa da justiça até o fim. Seguir Jesus implica aceitar o mesmo caminho, que é o da compaixão, da ternura e da solidariedade com os crucificado da história.
Hoje, somos nós as seguidoras e os seguidores de Jesus, e o nosso espelho é o testemunho das primeira comunidades, registrado nos evangelhos. A leitura, o estudo e a oração do evangelho de Marcos nos desafiam para uma revisão do nosso seguimento de Jesus. Que este subsídio seja para nós e nossas comunidades um instrumento que nos ajude a reavivar o nosso compromisso com as pessoas que continuam sendo crucificadas.

 

A Caminhada No Deserto: Entendendo o Livro do Êxodo 15,22-18,27 (2011)
As narrativas do deserto (Ex 15,22-18,27) foram escritas vários séculos depois do acontecimento. A elaboração final desses textos contém conflitos e dificuldades posteriores da vida do povo de Israel. Independentemente dos grupos que retomaram essas narrativas e fizeram novas interpretações do tempo do deserto, permanece a memória da presença de Deus, que caminha com o seu povo.
O livro A Caminhada No Deserto oferece elementos para entender o contexto em que os textos foram escritos. Refletir sobre a caminhada no deserto é buscar novas luzes para refazermos a nossa travessia hoje e reavivarmos a presença de Deus na partilha, na gratuidade e no respeito à diversidade.

 

Levanta-te e Vai à Grande Cidade – Entendendo o Livro de Jonas (2010)
O livro de Jonas é uma história para instruir e formar a leitora e o leitor sobre a necessidade de romper com uma visão nacionalista e excludente. Jonas é enviado a Nínive, mas recusa a sua missão. No entanto, Javé o coloca novamente a caminho de Nínive. Contra a sua vontade, ele prega a destruição para a cidade. A população acolhe o anúncio e se converte. E Deus se compadece, provocando a ira de Jonas.
O livro Levanta-te e vai à grande cidade é uma ironia contra uma corrente judaica que acreditava que o povo judeu era o único povo eleito e os estrangeiros eram considerados impuros.
Este subsídio quer ser um auxílio para nós e nossas comunidades refletirmos sobre os preconceitos que nos impedem de ir ao encontro de outras pessoas e redescobrir a presença de um Deus de ternura e de misericórdia.

 

Alegrai-vos Sempre No Senhor! Entendendo a Carta aos Filipenses (2009)
A comunidade cristão filipoense poder caracterizada como solidária e generosa. Por diversas vezes prestou auxílio a Paulo em suas necessidades. no entanto, na comunidade, parece haver diferenças sociais, reflexo do modelo de sociedade greco-romana. Entre seus membros, encontramos quem possui cidadania romana e quem não a possui, pobres e escravos. Tais divisões provocam conflitos, geram busca dos próprios interesses e disputas internas.
Paulo convida à mudança, proclamando o hino ao Cristo, que assumiu a condição de escravo. A vida cristão consiste em seguir Jesus crucificado e a prática da solidariedade, da misericórdia, da ternura...Daí nasce o testemunho cristão e, como consequência, a alegria. O livro Alegrai-vos Sempre no Senhor é um convite a todas e todos para que sua alegria esteja alicerçada no caminho oferecido por Cristo Jesus.

 

O Amor Jamais Passará! – Entendendo a Primeira Carta aos Coríntios (2008)
A comunidade cristã de Corinto é formada por pobres e ricos, provenientes de diferentes culturas. Uma comunidade que enfrenta divisões e rixas internas. Diante dessa realidade, Paulo afirma “O que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte”; “Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”; “O amor não procura seu próprio interesse”; “Se Cristo crucificado não ressuscitou, vazia é nossa fé”. Fazendo opção pelas pessoas consideradas “lixo” e “escória” pelo Império Romano, Paulo insiste no caminho de Jesus crucificado e ressuscitado: a vitória do amor, da compaixão e da solidariedade sobre a morte.
O amor jamais passará! Convida todas as pessoas a fazer sua opção pelos fracos e a ser presença do amor e da preferência incondicional de Deus por eles.

 

Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom! Entendendo o Livro de Gênesis 1-11 (2007)
Os relatos de Gênesis 1-11, numa perspectiva de fé, apresentam respostas sobre as origens do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essa história é tecida com a sabedoria acumulada de geração em geração, ajudando a renovar a fé e a esperança do povo de Israel.
Este livro contém uma introdução e oito reoteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário ao texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião. A leitura, o estudo e a oração de Gênesis 1-11 nos desafiam para uma revisão da nossa missão de dar continuidade à obra criadora de Deus: cultivar e preservar a vida!

 

Come O Teu Pão Com Alegria! Entendendo O Livro de Eclesiastes (2006)
Eclesiastes é um livro que nasce da observação da realidade, das experiências do dia-a-dia sofrido do povo. Num contexto de opressão e sofrimento, o sábio apresenta uma proposta de felicidade para as pessoas do seu tempo.
Come O Teu Pão Com Alegria! é um guia para você, ou sua comunidade, estudar, refletir e rezar em torno do livro de Eclesiastes. Para auxiliar em nossa tarefa, o livro contém uma introdução, com elementos do contexto histórico, e oito roteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário do texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião.
Vamos mergulhar na mensagem de Eclesiastes e deixar que as suas palavras continuem apontando novos caminhos para os nossos tempos.

 

No Amor e Na Ternura a Vida Renasce – Oséias: Roteiros e Orientações Para Encontros (2005)
Você tem em mãos oito roteiros para estudar, refletir, rezar e atualizar a profecia de Oséias. É um grande desafio, mas o encontro com a comunidade profética de Oséias nos ajudará a reforçar o projeto de construir um mundo justo e solidário e, a partir da nossa realidade, fazer uma nova experiência de Deus.
O projeto do grupo de Oséias é ajudar ao povo a voltar para as tendas, a reorganizar a sociedade a partir de estruturas justas e solidárias. É um espelho para a nossa atuação hoje.

 

Sonhar de novo – Segundo e Terceiro Isaías (40-66): Roteiros e Orientações Para Encontros (2004)
A mensagem do Segundo Isaías (40-55) tem como objetivo suscitar a fé e a esperança nas pessoas que se encontram no exílio da Babilônia. A partir da situação de opressão, o grupo profético recupera a memória do êxodo e afirma que Javé novamente libertará o povo. Embaladas por esse sonho, as pessoas voltam para Jerusalém, mas a promessa de uma sociedade justa não se realiza. A elite judaica, apoiada pelo império persa, impõe o seu projeto de reconstrução do templo e do sistema tributário. Porém, o sonho da nova sociedade continua vivo. O grupo do Terceiro Isaías (56-66) procura manter o projeto de “um novo céu e uma nova terra”, baseado no direito e na justiça.
Este livro que ser um guia para nos ajudar a entender os livros do Segundo e do Terceiro Isaías e a realidade das comunidades que receberam esta mensagem, para alimentar nossa esperança na nova sociedade.

 

Reavivar a Caminhada... – As cartas de Pedro: Roteiros e Orientações Para Encontros (2002)
Os temas tratados nas cartas de Pedro são distribuídos em oito encontros enriquecidos com informações históricas e exegéticas, cujo objetivo é permitir uma leitura mais profunda das cartas. Para tanto, os termos mais significativos de cada perícope são analisados semântica e historicamente. Com tal estudo, é possível ampliar a compreensão das cartas de Pedro e do contexto vital em que foram elaboradas, e mais, descobrir pistas para aprofundar a vivência cristã das comunidades de hoje.

 

No Caminho das Comunidades...Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 1ºvolume (2001)
O livro dos Atos dos Apóstolos é uma catequese para as comunidades cristãs. Uma forma de ajudar as comunidades na revisão e na retomada da própria caminhada. É como se as comunidades olhassem pelo retrovisor para se manterem no mesmo caminho. Por isso, o autor salientou, entre outros temas, a presença do Espírito Santo e a nova organização da comunidade a partir da casa, o novo espaço de reunião, de partilha, de solidariedde, de manifestação da presença de Deus. É a partir da casa que a comunidade organiza a missão.
O movimento dos missionários e das missionárias se dirige para todas direções. É um constante vaivém!
Neste livro, queremos oferecer às comunidades, aos vários grupos de reflexão, às lideranças comunitárias e outras pessoas uma porta para juntos e juntas mergulharmos na vida das primeiras comunidades.

 

No Caminho das Comunidades... Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 2º volume (2001)
As primeiras comunidades cristãs viveram a certeza da presença de Jesus de Nazaré entre eles. Isso deu muita força. A vivência da prática de Jesus contagiou muita gente. Em pouco tempo o anúncio da Boa Nova se espalhou. O livro dos Atos dos Apóstolos, a partir da ótica de sua realidade, por volta do ano 85 d.C., conta uma parte dessa história.
Hoje somos nós as seguidores e os seguidores de Jesus, e também olhamos no espelho o testemunho das primeiras comunidades registrado no livro dos Atos.
Vamos juntas e juntos conhecer de perto um pouco da história das primeiras comunidades, que procuram viver como irmãs e irmãos.

 

 

End.: Rua Fernandes Moreira, 311 Térreo - Chácara Santo Antônio (Região de Santo Amaro) - São Paulo/SP
Tel.: (11) 5181-7450
Site: http://www.cbiblicoverbo.com.br

 

Imprimir