Processo Formativo

A Congregação do Verbo Divino sempre acolhe o objetivo de jovens interessados a seguir o desejo de uma vida missionária, seja como irmão ou padre. O processo formativo da Província Centro BRC dispõe do Programa que é realizado em três etapas: Discernimento Vocacional, Noviciado e Juniorato.
Discernimento Vocacional é a primeira etapa, período em que o jovem acompanha, estuda e recebe orientações sobre a vocação. Em seguida o jovem passa para a etapa do noviciado que corresponde a um ano de preparação em vista da consagração, através dos votos. Após esta etapa os jovens continuam sua formação com os estudos de teologia para os que desejam ser padres ou com a formação profissional para os irmãos. 
A formação acontece em pequenas comunidades de vida e missão, inseridas na realidade das comunidades carentes, e tem como objetivo capacitar os jovens, no seguimento de Jesus missionário, a assumirem sua vocação como religiosos missionários com entusiasmo e alegria na Congregação do Verbo Divino.

 

Programa de Formação Transcultural - PFT

O Programa de Formação Transcultural (PFT) tem como objetivo fortalecer o próprio compromisso religioso; desenvolver talentos pessoais e introduzir o estudante ao trabalho missionário da Congregação.
Oferece ao missionário a oportunidade de sair do próprio mundo e aprender a trabalhar como parte integrante de uma comunidade de Vida e Missão. É a forma de colocar o estudante mais cedo possível, no aprendizado do idioma para experimentar o desafio da inculturação; favorecer o intercâmbio cultural e experimental das diversas pastorais das Igrejas locais, desenvolvendo um compromisso no campo pastoral social e nas dimensões da Congregação. E por fim, enriquecer a eclesialidade e a internacionalidade na vida dos Missionários do Verbo Divino.