A tua vida senhor, é nossa vida. A tua missão, é nossa missão.

O Nosso Carisma é a missão em anunciar a palavra de Deus a todos os povos. Viemos de vários lugares do mundo, somos muitos rostos, mas um só coração e, neste sentido somos motivados pelos caminhos de Jesus para ajudar o povo mais carente. Acreditamos que o carisma é um dom, e com ele podemos levar a Boa Nova a todos os continentes. Com este carisma encontramos a expressão para a nossa Espiritualidade que é missionária. Como missionários do Verbo Divino consideramos que a nossa obrigação é proclamar a palavra de Deus a todas as pessoas e suscitar novas comunidades do Povo de Deus. A nossa vida e trabalho se caracteriza pelos projetos missionários que temos acentuado a diversidade e a universalidade. 

Arnaldo Janssen um homem de fé e da imprensa 

Pe. Arnaldo era devoto do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em uma família bastante religiosa no dia 5 de Novembro de 1837 em Goch, na Alemanha. Era o segundo de 10 filhos. Foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1861 pela Diocese de Münster, trabalhou como professor em uma escola secundária em Bocholt.
Arnaldo Janssen foi um homem consciente das necessidades espirituais de outros povos, tinha como propósito a Missão Universal da Igreja. Pensava na missão para além da Igreja Europeia. Resignou do seu lugar de professor e, logo em seguida, criou a revista Mensageiro do Sagrado Coração.
A ideia de criar um veículo de comunicação fez o caminho de Pe. Arnaldo entre a Imprensa e a Missão. A revista levava as informações e notícias da missão e desta forma Pe. Arnaldo conseguia despertar os católicos da Alemanha a trabalhar mais pelas missões. Mais tarde em um período em que a Alemanha sofria ataques de leis contra os católicos Pe. Arnaldo Janssen se propôs ao desafio de formar missionários. 
Com a ajuda de alguns bispos e voluntários, Pe. Arnaldo inaugurou no dia 8 de Setembro de 1875 em Styel (Holanda) a Casa Missionária da Congregação do Verbo Divino. 
Consciente ?da importância dos meios de comunicação social, decidiu instalar uma tipografia na casa missionária recém-inaugurada. A ideia era atrair vocações e meios econômicos. Com a ajuda de leigos conseguiu distribuir a Revista Missionária em língua alemã. O resultado foi o grande número de sacerdotes e irmãos dispostos a caminhar com ele na missão.
No dia 02 de Março de 1879, partiram os primeiros missionários para a China, Pe. João Baptista Anzer e José Freinadmetz. Começava a missão dos irmãos Verbitas pelo Mundo. 

O caminho missionário de José Freinadmetz

As notícias do Pe. Arnaldo chegaram à Itália e lá, ele teria mais um missionário que compartilharia das mesmas ideias missionárias. Depois de ler o boletim diocesano da Paroquia, Freinadmetz ficou sabendo da Fundação de Stayl e seguiu para China.
Giuseppe Freinadmetz foi batizado no dia em que nasceu, em 15 de abril de 1852 em Oies norte da Itália. Filho de uma família humilde e trabalhadores do campo, Freinadmetz passou sua infância e juventude praticando tradições católicas. Sua família tinha o hábito de rezar o Ângelus, o terço e participava das missas na Paróquia São Leopoldo. 
Estudou Teologia no Seminário de Bressanone onde amadureceu a ideia de ser missionário pelo mundo. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de Julho de 1875 e encarregado da Paróquia de S. Martinho. Dois anos após a ordenação, em 02 de Março de 1879 partiu para a China com o Pe. João Baptista Anzer. No mês seguinte eles chegaram a Hong Kong. Foram os primeiros missionários Verbitas a tomar a cruz da missão. 

Servas do Espírito Santo

Entre os voluntários da casa missionária que Pe. Arnaldo Janssen fundou estavam também um grupo de mulheres que trabalhavam voluntariamente a serviço da comunidade. Estas mulheres desejavam servir a missão como religiosas. O reconhecimento da importância do papel, que a mulher poderia desempenhar na missão, levou Pe. Arnaldo a fundar no dia 8 de Dezembro de 1889, a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo (SSpS).
As primeiras Irmãs foram enviadas para a Argentina em 1895.?Em 1896 Pe. Arnaldo decidiu escolher algumas Irmãs para formar o ramo contemplativo, que seria conhecido como Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, SSpSAP . O seu serviço missionário consistiria em manter a adoração permanente do Santíssimo Sacramento, rezando dia e noite pela Igreja e especialmente pelas outras duas Congregações dedicadas ao serviço missionário. 

Os Santos Arnaldo Janssen e Jose Freinadmtz 

O ano de 2003 foi muito importante para os Missionários do Verbo Divino. Tiveram mais um motivo especial e de muita alegria em sua trajetória de missão pelo mundo. No dia 05 de Outubro de 2003, Pe. Arnaldo Janssen e José Freinadmetz foram canonizados pelo Papa João Paulo II em Roma. 
O Santo Pe. Arnaldo Janssen e Santo Freinadmetz seguem caminhando com o crescimento contínuo das comunidades por eles fundadas. Terem se tornando santos é a prova evidente de que os seus trabalhos foram abençoados. Hoje a Congregação dos Missionários do Verbo Divino tem mais de 6.000 missionários trabalhando nos cinco continentes.