INSTITUTO DE RECUPERAÇÃO E NATAÇÃO ÁGUA CRISTALINA foi inspirado no sonho de aliviar o sofrimento das pessoas com deficiências (Física/Mental) e de seus familiares, proporcionando-lhes melhores condições de vida.  Fundado em 1.998 pelo Sr. Raymundo Caetano Pinto e sua esposa Sr.ª Raimunda Luíza Dornelas Pinto, sendo eles os pais de Mychelle, portadora de Paralisia Cerebral.

Com poucos recursos, oriundo de uma rescisão trabalhista, deu início a construção de uma modesta piscina que possibilitasse o complemento do tratamento aquático da filha Mychelle, que anteriormente, apesar de estar sendo atendida em estabelecimento habilitado, não apresentava resultados consistentes; agora, atendida também em sua residência auxiliada por seus pais (Sr. Raymundo fizera cursos de fisioterapia e hidroterapia, quando era voluntário nas entidades que atendiam a filha); o tratamento aquático apresentou bons resultados, foi responsável por significativa melhora em sua força  muscular, melhora da coordenação motora, ganho do controle de cabeça e tronco além da melhora de tonus e equilibrio, Mychelle que não tinha movimentos significativos, começou a engatinhar, e depois de algum tempo, andar.  

Os médicos que acompanhavam Mychelle, ao ver o progresso e resultado obtidos no tratamento aquático, começaram a sugerir ao Sr. Raymundo que oferecesse o espaço físico como complemento de apoio a outros casos semelhantes ao de Mychelle, cujas famílias não tinham condições econômicas para custear o tratamento.

Assim o Instituto tornou-se referência na reabilitação de deficiêntes físicos e mentais, assim conquistou parceiros importantes que conseguiram trasnformar esse projeto em algo concreto, ampliando a sua estrutura.hoje o Instituto ofereçe tratamento constante de hidroterapia para mais de 400 pessoas com deficiência física e mental provenientes de familia de baixa renda.

Águas Cristalinas tem como missão recuperar pessoas com deficiências físicas, mentais, problemas posturais e respiratórios, através do tratamento aquático envolvendo hidroterapia, hidromassagem, hidroginástica e natação adaptada. 

  • Oferecer às pessoas atendidas, tratamento Hidroterapêutico, com seguimento na Hidroginástica e Natação Adaptada, a fim de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e a reabilitação física;
  • Oferecer fisioterapia de solo;
  • Acompanhamento psicológico às pessoas com deficiências e seus familiares, visando o desenvolvimento afetivo e emocional;
  • Atendimento social amplo e irrestrito das necessidades individuais e coletivas;
  • Curso de primeiros socorros e alfabetização para jovens e adultos;
  • Acompanhamento médico a fim de promover exame clínico-dermatológico, como também orientar às famílias quanto aos cuidados necessários com a criança e acompanhamento de sua evolução;
  • Promover serviços comunitários por meios de programas, projetos e de serviços;
  • Promover atividades de assistência social com as famílias dos usuários e com a comunidade.

O Instituto tem capacidade para o atendimento de aproximadamente 1.050 pessoas/mês nas atividades de hidroterapia, hidroginástica e natação adaptada, e 300 pessoas na fisioterapia de solo. Atualmente atende: 500 pessoas / mês em hidroterapia, hidroginástica e natação adaptada, 20 pessoas na fisioterapia de solo, esta capacidade nao pode ser alcançada devido a falta de recursos financeiros e pela falta de funcionarios e voluntarios. Utilizando somente a metade de nossa capacidade de atendimento mensal.

End: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 501 Jd. Herculano-São Paulo/SP CEP:04920-000
Tel: 5831-1628/5834-5056
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.irnac.com.br/home.php

Imprimir