História do CEI Verbo Divino – Casa Luis Sutter

Considerando um contexto social de dificuldades, desemprego e, consequentemente, de sujeição à violência e todo tipo de degradação da dignidade humana, os missionários Verbitas sentiram-se desafiados a realizar seus projetos aqui no Parque São Rafael. A opção de abraçar uma causa dentro de um trabalho de caráter educacional, gerou há aproximadamente 10 anos o “projeto Creche”! A preocupação de ter uma unidade de Ação Social gratuita dentro das atividades do Verbo Divino, gerou a mobilização de várias pessoas, para que este sonho pudesse se realizar. Então, em 2002, o Conselho Provincial aprova a criação de uma comissão para organizar e sistematizar as atividades sociais da Associação Propagadora Soverdi, assessorada por profissionais de Assistência Social.

Inicia-se então, o levantamento dos possíveis locais para implantação e processo de arrecadação de fundos. Finalmente em 22 de julho de 2003, realiza-se uma reunião com Padre Arlindo, Irmão Paolo, Padre Agane e Conselho Paroquial da Paróquia São Marcos Evangelista, onde a proposta da Soverdi era: a criação e manutenção de uma creche, e a Paróquia participaria disponibilizando o espaço físico. O local escolhido foi a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, situada na Estrada da Servidão, que apresentava alto índice de carência sócio – econômico um dos mais altos do Parque São Rafael. Em agosto de 2004, concretiza-se a aquisição do imóvel, para a instalação da creche com o nome de Centro Educacional Infantil Verbo Divino – Casa Luis Sutter, em homenagem ao Padre Luis Sutter que foi vigário da Paroquia São Marcos e muito querido pela comunidade. Neste processo de implantação o Padre Polikarpus e a Pastoral da Criança da Paróquia São Marcos, tiveram presença marcante e com a ajuda de benfeitores da Suíça, Áustria, Alemanha e membros da Congregação do Verbo Divino, tornou-se possível a realização desse sonho.

Hoje, com 11 anos de existência, o “Projeto: CEI Verbo Divino – Casa Luis Sutter, educando para a vivência da paz e do bem”!, que teve inicio em 08 de agosto de 2005, com 38 crianças, atende hoje 60 crianças gratuitamente e conta com equipe de 15 colaboradoras que frequentam o CEI diariamente. Enfim, este projeto foi criado com a finalidade de promover a vida por meio de uma educação digna, que favorece o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, intelectual, afetivos, social e ético, assumindo não apenas o foco educacional, mas com a missão de integrar a evangelização com a promoção social.

 
 
End.: R. Alexandre de Moura, 212 - Jardim Rodolfo Pirani, São Paulo - SP, 08310-060
Tel.: (11) 2753-7465